terça-feira, 7 de junho de 2011

Vai melhorar?

A prefeitura do Rio atendeu aos clamores de sambistas que por anos imploravam pela demolição dos prédio da Brahma na Marquês de sapucaí para a construção de novas arquibancadas no local. Apesar de as obras terem se iniciado, elas não começaram pelo pedido mas sim pela proximidade das Olimpíadas de 2016, já que o Sambódromo irá sediar a chegada da Maratona.

Agora o compexo de construções antigas e obsoletas veio abaixo e a partir do carnaval de 2012 o camarote da Brahma deixa de existir, pelo menos naquele local. No lugar serão erguidos novos lances de arquibancadas, o que fará com que a capacidade de público do Sambódromo alcance quase 80 mil pessoas, quase um Maracanã.


A mudança é positiva em alguns aspectos, mas o principal deles na minha opinião é a melhoria na reverberação do som, que fica prensado em quase 80% da extensão da pista, só ganhando em qualidade bem no fim quando o setor 6 e o setor 13 ficam frente a frente. O projeto prevê isso também o início da passarela de desfiles.

Entretanto as obras não são suficientes. A Liga deveria investir mais na contratação dos melhores profissionais para melhorar o sistema de som da Marquês de Sapucaí, já que se trata de um espetáculo de alcance mundial. E alguns carnavalescos deveriam ter a consciência de que devem fazer carnavais que "caibam" no Sambódromo, por menor que ele tenha ficado para a grandiosidade da festa. Mas em 2012 já veremos uma avenida bem mais próxima do que sonha a maioria dos sambistas!

Nenhum comentário: