terça-feira, 21 de junho de 2011

UPP que dá samba!

A chegada da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio ao morro da Mangueira não representa apenas o fechamento do chamado "cinturão de segurança" no entorno do Maracanã, palco de grandes eventos na cidade nos próximos anos, mas significa um simbolismo muito importante na história da cultura e do samba carioca. Por um motivo óbvio: naquele lendário morro está sediada uma das maiores instituições culturais do Brasil: a Estação Primeira de Mangueira, 18 vezes campeã do Grupo Especial.

No próximo carnaval se completarão dez anos desde o último campeonato da Mangueira. Durante esta última década a escola apenas conseguiu se manter algumas vezes no grupo das campeãs devido à incrível força de sua comunidade (na minha visão é o melhor canto do carnaval carioca). Porque devido à força do poder paralelo que dominava até os altos escalões da escola, os investimentos estiveram afastados. E no carnaval atual, infelizmente, sem dinheiro não se vai longe.

Mas como bem lembrou o competente Aydano André Motta, no blog de Ancelmo Gois em "O Globo", a instalação da UPP no morro vai mudar o patamar da escola. Hoje os principais investidores no carnaval se localizam na Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Grande Rio. A Mangueira, como força cultural e marca a ser explorada, é infinitamente superior à estas agremiações. Com a chegada dos investidores e a já propalada força da comunidade, a escola de Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento e muitos outros nomes históricos será naturalmente alçada ao primeiro escalão do Grupo Especial.

Se conseguir neutralizar algumas rixas internas, como conseguiu por exemplo o Salgueiro, a Mangueira em breve conquistará de novo um carnaval. Porque infelizmente as grandes agremiações do passado, como Portela e Império Serrano, além de não possuírem a força financeira, estão mergulhadas em disputas políticas intermináveis. A união e a chegada de investimentos pode fazer o carnaval carioca a novamente ser dominado pelos 4 ases do samba: Mangueira, Império Serrano, Portela e Salgueiro. Que assim possa ser um dia, quem sabe?

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Acho difícil que tirem a Beija-Flor deste cinturão de grandes. A Mangueira pode e deve voltar aos melhores dias, algo que não acredito que aconteça com as duas escolas de Madureira (Império Serrano e Portela).
Abraços