sábado, 23 de julho de 2011

Cadê o camisa 9?

A seleção brasileira tem em sua gloriosa história grandes atacantes. E nomes como Romário, Careca, Ronaldo, Tostão e muitos outros entraram para os anais dos maiores jogadores de todos os tempos no futebol mundial. Mas atualmente o Brasil vive uma incòmoda escassez do chamado camisa 9, aquele centro-avante clássico, especialista em colocar a bola no fundo da rede, justamente o que mais nos faltou nesta última Copa América.

Sempre que um grande centro-avante brasileiro que comandou o ataque da seleção por um longo período se aproximava do fim de sua carreira, outro atleta com a mesma qualidade surgia para ocupar a vaga com competência. Basta lembrar que quando Careca estava deixando os gramados surgia ninguém menos que Romário. E quando o baixinho começara a viver seus dias de escassez de gols, apareceu Ronaldo, que se tornou o maior artilheiro da história dos mundiais. E agora que o fenômeno deixou os gramados seu lugar está ainda vago.

Seria natural que esse lugar fosse ocupado por Adriano, o Imperador. Mesmo sem metade da qualidade e do futebol destes nomes citados acima, com a escassez deste tipo de jogador, o atacante do Corinthians poderia tranquilamente tomar conta da posição. Mas o jogador prefere se envolver em confusões e polêmicas fora das quatro linhas e acabou alijado. Se voltar bem da lesão que o tirou dos gramados provavelmente até setembro, eu ainda acredito que Adriano pode comandar o ataque brasileiro.

Talvez esta falta de grandes nomes para o ataque tenha sido causada pelo declínio de uma geração de jogadores talentosos muito antes da hora. Nomes como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, que ainda teriam idade para comandarem a atual seleção atingiram um estranho declínio na faixa dos 30 anos, época em que o jogador atinge o seu auge. Isso acelerou a chegada de nomes talentosos, mas ainda crus para jogar com a camisa da seleção, como Neymar, Pato, Lucas e Ganso. Vamos torcer para que o Mundial Sub-20 na Colômbia revele algum outro grande nome para o ataque, posição carenta na tradicional camisa canarinho!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Adriano poderia assumir essa vaga mesmo, mas ele não quer.
Ainda confio em Alexandre Pato e não descartaria Fred totalmente. Outro que pode ter chances é Diego Tardelli ou Vagner Love.
Abraços