quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aos mestres com carinho

Flamengo e Santos produziram para o futebol ninguém menos que Zico e Pelé, os dois maiores jogadores do futebol brasileiro em todos os tempos. Juntos os dois clubes têm em seu cartel de conquistas 14 títulos brasileiros, 3 Libertadores, 3 Mundias e inúmeros estaduais. Ambos foram listados como uns dos maiores do século passado pela FIFA. Isso sem falar em torneios não oficiais e condecorações pelo mundo. Fatos que fazem dos dois clubes gigantes de nosso futebol.

E o espetáculo que protagonizaram na noite de quarta (27) em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro fez muito jus à incrível história desses dois gigantes. Deu Flamengo, mas poderia ter dado Santos, como tranquilamente se a partida terminasse empatada não seria surpreendente para mim. Um duelo em que o Santos, e seu quinteto infernal de jogadores acima da média (Arouca, Elano, Ibson, Ganso e Neymar), começou botando o Flamengo, de ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, literalmente na roda. 3 a 0 com menos de meia-hora de jogo um verdadeiro massacre na Vila Famosa.

Mas como gosta de dizer o próprio Ronaldinho, "Flamengo é Flamengo". Jamais se pode pensar que o rubro-negro, mesmo que de forma aparente pareça entregue, esteja de fato morto. E o Flamengo buscou ainda dentro da primeira etapa um empate mais qie improvável, heróico. Como se não bastasse tudo isso ainda houve um penalti cobrado por Elano de forma bisonha e o goleiro Felipe não apenas defendeu, como ainda desdenhou do meia santista.


Muitos desejavam que aquele épico confronto se encerrase ali mesmo na primeira etapa, pois dificilemente o gol histórico de Neymar e a cobrança quase cômica de Elano iriam se repetir nos 45 minutos finais. E se a primeira etapa foi do garoto santista que caminha a largos passos para ser o maior jogador do planeta, o segundo tempo foi de um jogador tido por muitos como acabado e velho para o futebol! Seu nome é Ronaldo de Assis Moreira, ou simplesmente Ronaldinho Gaúcho!

O gaúcho relembrou seus áureos tempos de Barcelona, quando se tornou o melhor jogador do planeta e foi aplaudido de pé em pleno estádio Santiago Bernabéu pela torcida rival. Uma cobrança de falta mágica e ainda mais dois gols e uma assistência. Atuação digna de receber a nota 10, número cabalístico quando se fala em Flamengo e Santos. Neymar e Ronaldinho, representando duas gerações distintas do futebol brasileiro, mostram que o esporte mais querido pelos brasileiros pode sim voltar ao topo do mundo um dia.

O estádio que deveria se chamar Édson Arantes do Nascimento assistiu a uma partida digna de suas tradições. O jogo e seus personagens nos fez lembrar a época de ouro do futebol, quando nos anos 50 e 60, era comum as partidas terminarem com nove, dez gols marcados. 27 de julho de 2011: o dia em qua a Vila Famosa voltou a viver seus melhores dias! Épico e Inesquecível! 

2 comentários:

Don disse...

De longe a melhor partida de futebol que assisti este ano. Eu desiludido com a seleção de aves que nem de longe parecem canarinhos..., triste pq depois de 30 minutos de jogos via meu time tomando uma sapecada de 3X0... ressurgir garra, raça, força de vontade e ideais que a muito não via. É desse jeito da vou acabar tendo que voltar no Rio dia 4 de dezembro! Agenda ai Jaca!

Anônimo disse...

Achei este blog uma puta falta de sacanagem pela razão de não ter nenhum post sobre o GLEE