segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os erros capitais da seleção

Dizer que o time brasileiro está em formação e por isso a eliminação precoce na Copa América foi "normal" é tentar tapar o sol com a peneira. O Brasil não pode entrar em qualquer competição para testar esse ou aquele e fazer mera figuração. É preciso que todos tenham consciência de que representam a maior camisa do futebol mundial. E terminar uma competição que tem 12 seleções na 6ª colocação é sim um vexame.

Mas como eu disse em um post a poucos dias aqui no Futebol e Samba é preciso ter cautela e cabeça fria para não jogar pelo ralo um trabalho de renovação que está apenas começando. Por outro lado, para que se aprendam com os erros, é preciso identificá-los. O primeiro deles foi do treinador Mano Menezes, na minha concepção. Errou na montagem do time, com três atacantes de lado de campo e sem nenhum centroavante. As 22 oprtunidades finalizações que não resultaram em sequer um gol contra o Paraguai evidenciaram a falta de um matador. 

Outra falha do nosso comandante foi ter jogado todas as esperanças de armação de jogadas sobre os ombros de Paulo Henrique Ganso. O talentoso jogador do Santos ficou sobrecarregado e Mano não tinha uma única opção no banco de reservas para substituir o jovem meio-campo, que fez uma competição muito discreta. Jadson não tem condições de vestir a camisa do Brasil. O treinador poderia ter apostado em Thiago Neves do Flamengo, que faz excelente temporada.

Mas também não dá para jogar tudo nas costas de Mano Menezes. Afinal o grupo de jogadores em sua maioria foi amplamente apoiado pelos torcedores e pela mídia especializada. Acontece que eles falharam sim. Perder todos os pênaltis beira o cômico e o ridículo. E não me venham com o argumento de que são muito jovens. Ora, Ganso e Neymar (para ficar nos mais badalados) acabaram de vencer a Libertadores. Não é preciso crucificá-los, mas é necessário cobrá-los e eles têm de saber com que camisa estão jogando.

A CBF está correta no meu modo de pensar ao marcar para o time de Mano Menezes amistosos com equipes do primeiro escalão do futebol mundial. Já que o Brasil não vai ter oportunidade de jogar com seus tradicionais adversários nas Eliminatórias, já que está garantido na Copa por ser o país sede, é preciso jogar com seleções fortes para testar de fato nossos jogadores. Revendo os erros cometidos na Copa América eu ainda acredito que a seleção brasileira possa ter êxito na Copa de 2014, daqui a três anos! Vamos aguardar, com calma!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Sempre falei que não podia ter somente o Ganso na armação. Acho que o Thiago Neves deveria estar lá. O menino Lucas sentiu o peso da camisa e Ganso, sozinho, não pôde fazer muita coisa.
Falta tbm um lateral-esquerdo. Traga o Marcelo de volta. Hernanes e Arouca tbm têm vaga fácil na Seleção.
Para centroavante, eu daria uma chance ao Diego Tardelli. Nilmar tbm pode ser uma tentativa.
É bom mesmo jogar contra medalhões, já que o Brasil não disputará as Eliminatórias da Copa do Mundo e a próxima competição oficial será só a Copa das Confederações a um ano do Mundial.
Jogar quatro jogos e vencer apenas um é vergonhoso. Argentina e Brasil fizeram papelão nesta Copa América.
Abraços