terça-feira, 26 de julho de 2011

Agora é pra valer!

Terminada a Copa América, o Brasileirão vai entrar agora em um novo estágio de jogos. Como eu especifiquei aqui no Futebol e Samba no post de abertura do Brasileiro, o torneio passa por várias fases em que quem conseguir se sair com menos perdas ao final dificilmente perderia o título. E depois da fase inicial, quando o campeonato dividiu as atenções com a Copa do Brasil, Libertadores e Copa América, além da janela de transferências internacionais, nós chegamos agora a um momento crucial: a maratona de jogos quarta e domingo.

A partir desta rodada que tem início nesta quarta (26/07) e até a rodada 26, com jogos em 25/09, serão 14 rodadas em um período de 60 dias. Estarão em disputa neste período 42 pontos. Tal pontuação representa quase 60% do montante necessário, segundo os matemáticos, para se chegar ao título. O Fluminense, campeão no ano passado, chegou aos 71 pontos ao final das 38 rodadas.


 É neste período de muitos jogos em pouco tempo que os verdadeiros elencos fortes serão conhecidos. Afinal as suspensões e lesões se acentuam devido ao excessivo número de rodadas. Quem tiver, como se diz na gíria do futebol, lenha para queimar vai estar em vantagem. Contar com bons jogadores em várias posições e de preferência mais de dois por setor de campo, provavelmente vai sair desta maratona com força.

Analisando a atual tabela de classificação (foto acima) , que tem o Corinthians folgado na ponta, apesar da derrota para o Cruzeiro na última rodada, pode-se constatar que o clube paulista tem uma certa gordura e pode se dar ao luxo de perder mais pontos que os demais concorrentes. O São Paulo, que foi quem mais se reforçou na janela, colocará à prova a força de seu elenco agora. Os cariocas Flamengo e Vasco (assim como o Palmeiras) não têm elencos tão fortes e terão de se superar se quiserem se mantiver na ponta. Menos mal para os cruzmaltinos que já têm vaga assegurada na Libertadores. O Cruzeiro, que vem subindo, e o Santos (melhor time do Brasil) devem se juntar aos clubes citados acima para formar o pelotão de frente da competição. Vamos acompanhar a maratona e ver quem vai conseguir chegar aos seu final com mais fôlego.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Colocaria o Internacional também neste pelotão de frente, mas acho que a briga pelo título deve ficar entre Corinthians e Cruzeiro.
Abraços