quinta-feira, 7 de julho de 2011

Definida a ordem de desfiles para o Carnaval 2012

A LIESA definiu ontem, na Cidader do Samba, através de um sorteio, a ordem em que as escolas de samba irão desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2012. O evento tradicionalmente marca a "largada" para a organização da festa. Abaixo a ordem dos desfiles nos dias 19 e 20 de fevereiro do próximo ano e os enredos de cada agremiação que já foram definidos:


Domingo, 19 de fevereiro de 2012:

01) Renascer de Jacarepaguá: A escola que vai abrir o carnaval, desfila pela primeira vez na elite do carnaval carioca e vem com um enredo ousado e desconhecido: "O artista da alegria dá o Tom na Folia". Vai homenagear o artista plástico Romero Britto, entitulado na própria sinopse da escola como o artista da alegria. O artista de 48 anos é muito famoso no exterior, mas nem tanto no Brasil. É um tema inédito e para uma escola que abre os desfiles e desfilará pela primeira vez entre as grandes pode ser um tiro no pé.

02) Portela: A tradicional agremiação de Madureira, maior vencedora do carnaval carioca, ainda não anunciou oficialmente qual o enredo levará para a avenida. Mas a imprensa vem divulgando que as festas tradicionais no estado da Bahia devem ser levadas pela Águia para a Sapucaí em 2012. Se for realmente confirmado este tema eu acho bastante interessante. Vamos aguardar.

03) Imperatriz: A escola de Ramos vai falar em 2012 sobre o poeta e escritor baiano Jorge Amado, que já foi enredo do Império Serrano no carnaval de 1989. "Jorge, Amado Jorge" pode encantar o público na pista e com a qualidade da ala de compositores da Imperatriz, poderemos ter um belo samba sobre o antológico baiano. A Imperatriz é capaz disso.

04) Mocidade: A escola da Vila Vintém, dona do coração do amigo Maurício Motta, depois de um enredo esdrúxulo em 2011 sobre festas agrícolas (?!) fará no próximo carnaval uma homenagem ao pintor e artista brasileiro Cândido Portinari, morto em 1962: "Por ti, Portinari! Rompendo a tela, a realidade". É um tema que eu gosto e que dá carnaval na avenida. A escola investiu em nomes de peso como Alexandre Louzada, atual campeão do Grupo Especial, e o retorno de Andrezinho, filho do lendário mestre André.

05) Porto da Pedra: A escola de São Gonçalo também não divulgou ainda qual enredo levará para a avenida. Algumas informações davam conta de que a agremiação falaria sobre a história do iogurte. Informação negada por Roberto Szaniecki, novo carnavalesco da escola. Ainda bem...

06) Beija-Flor: Depois da comoção em torno de Roberto Carlos no carnaval de 2011, a agremiação de Nilópolis vai trazer um enredo que, digamos, tem a cara da escola: "São Luís - O Poema encantado do Maranhão", sobre o estado do nordeste brasileiro. Os diretores prometem trazer de volta para o desfile Joãosinho Trinta, que é maranhense, e está brigado com a escola desde sua saída no início dos anos 90. Se conseguir, ponto para a Beija.

07) Vila Isabel: Os batidos temas africanos não impediram a Vila de anunciar que vai falar na Sapucaí sobre Angola, o país que tem estreitos laços com o Brasil em inúmeros aspectos. Se Rosa Magalhães tiver a criatividade suficiente para não se tornar repetitiva (a África já passou pela Sapucaí 765 vezes) o tema pode empolgar.


Segunda, 20 de fevereiro de 2012:

01) São Clemente: A agremiação da Zona Sul, que escapou do descenço graças ao incêndio que destruiu o carnaval de 3 escolas e evitou que houvesse rebaixamento, voltará ao Sambódromo com o enredo "Uma aventura musical na Sapucaí". Um tema que a princípio pode parecer batido, mas que não é. Fábio Ricardo levará para o desfile os grandes musicais que fizeram sucesso no Brasil, como "Sassaricando" e "Ópera do Malandro". Eu gostei muito!

02) União da Ilha: Após encantar a todos com o carnaval sobre Darwin em 2011, onde só não voltou para as campeãs porque não fora julgada, o enredo de 2012 da Ilha me decepcionou. Em ano de Olimpíadas a agremiação traz "De Londres ao Rio: Era uma vez uma Ilha" sobre a história dos Jogos Olímpicos e as próximas duas cidades sedes: Rio e Londres. Nos últimos 15 anos pelo menos duas escolas abordaram este tema de alguma forma: Mangueira (1997) e Portela (2007). Bola fora da Ilha!

03) Salgueiro: A presidenta reeleita Regina Celi mostra ousadia ao escolher o enredo da vermelho e branco para 2012. "Cordel Branco e Encarnado" é sobre a literatura de cordel, um tema que não combina com o estilo high-tech de Renato Lage. Mas é uma alternativa. Se der certo pode levar a escola tijucana ao título. Mas é um tiro no escuro e uma ousadia enorme.

04) Mangueira: Seguindo a linha de enredos culturais na administração de Ivo Meirelles (Povo Brasileiro em 2009; MPB em 2010 e Nelson Cavaquinho em 2011) a velha Manga vai homenagear os 50 anos do bloco Cacique de Ramos. "Vou Festejar, sou Cacique, sou Mangueira", é mais um enredo sob a a criação de Berth Carvalho e Sérgio Cabral, o pai. Excelente escolha. O morro de Mangueira, agora pacificado, se aproxima de um título, que não pinta há dez anos.

05) Unidos da Tijuca: Sempre surpreendendo a gente, Paulo Barros e Fernando Horta tentam provar que a Tijuca não é uma escola apenas "hollywoodiana", como fora taxada. A agremiação vai levar para a Sapucaí a vida e a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faria 100 anos em 2012. Aplausos para a direção da Tijuca. Alguém tem dúvidas de que Paulo Barros pode fazer uma linda homenagem ao cantor que dá nome à Feira dos "Paraíbas", em São Cristóvão?

06) Grande Rio: Depois da tragédia que abalou e humanizou a escola de Caxias em 2011, a agremiação não poderia escolher tema melhor para 2012: "Eu acredito em você! E você?", sobre casos de superação. Bem próprio por tudo o que a escola passou no último carnaval. O maior sonho do carnavalesco Cahê Rodrigues e da cúpula da escola é levar para o desfile o ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Golaço da Grande Rio!

Definidas as ordens de desfiles de cada escola e com a definição dos enredos, agora começa a época em que o sambista mais gosta: as eliminatórias de sambas-enredo. Geralmente têm início no começo de agosto e costumam terminar em outubro. Mas a Mangueira já deu início às eliminatórias e a maioria das escolas também distribuiram suas sinopses aos compositores. Vamos acompanhar porque já começou o Carnaval! 

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Salve a Mocidade! Quando voltaremos a ser gigantes do CaRnaval?
Abraços