segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sem alarmismos!

É claro que todos esperávamos uma estreia bem melhor do Brasil na Copa América, ainda mais diante de um adversário sem qualquer tradição nesta competição, como a Venezuela. Deixemos de lado os rodeios: a seleção fez uma partida ruim e por isso não venceu. O gramado lamentável do estádio em La Plata e a evolução do futebol venezuelano nada tiveram a ver com isso. Jogamos mal e não vencemos. Simples assim.

Mas eu não corroboro com aqueles que já começam a cornetar este início de trabalho somente por causa do empate sem gols com os venezuelanos. Façamos uma rápida reflexão: quando acabou a Copa em 2010 e Mano assumiu, todos pedíamos a volta do futebol alegre e a convocação de jogadores mais jovens e talentosos. A escalaçãpo inicial antes da partida agradou à maioria. Mas o resultado não veio. Então se Mano Menezes errou, nós todos também o fizemos ao pedir que ele agisse desta forma.

Os arautos do apocalipse já pensam em voltar a encher o time de volantes para ganhar jogos na base do chuveirinho. Vamos com calma, foi apenas a primeira partida. Mano deve sim insistir na escalação que ele acredita. Tem que manter o quarteto ofensivo, mesmo que Ganso não tenha jogado nada e que Pato, Neymar e Robinho tenham sido discretos. Vale ressaltar que a Espanha, campeã do mundo em 2010, estreou perdendo da Suíça e acabou no topo do planeta ao fim de sete partidas.

O Brasil jogou mal. A Argentina também jogou mal. O Uruguai ainda não estreou e pode ser que jogue mal também, quem pode garantir o contrário? Há tempo de sobra para que Mano treine e entrose esta seleção, na qual eu continuarei dizendo que acredito muito. Há também tempo para que nossas jovens estrelas fiquem mais à vontade e fazer em campo aquilo que fizeram para estarem lá na Argentina. Como diz o bom ditado popular, "muita calma nessa hora".

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Concordo que não é a hora de Caça as Bruxas.
Mas ngm esperava por um empate na estreia. Eu falava que não seria fácil, mas não foi a Venezuela que foi bem e sim o Brasil que nada jogou.
Abraços