quarta-feira, 13 de maio de 2009

É Hoje !!!

Até que enfim jogos de grande expressão agitam o futebol brasileiro. Após o início de temporada modorrento, sem jogos empolgantes, exceção feita às finais estaduais, começaremos a ver quem vai se destacar até o fim do ano. Hoje à noite doi grandes jogos vão confrontar quatro das principais equipes do país.

No Rio, Flamengo e Internacional fazem um clássico de muita tradição no futebol brasileiro. Favoritíssimo, o Inter tem no Flamengo uma pedra em seu sapato há muito tempo. Foram os três os monentos de decisão em que as duas equipes estiveram envolvidas. E em todas as oportunidades deu Flamengo.

A primeira vez, em 1987, na decisão da famigerada Copa União. No primeiro jogo, em Porto Alegre, empate por 1 a 1, com gols de Amarildo, para o Inter e Bebeto, para o Fla. Na partida de volta a última volta olímpica de Zico com a camisa do Fla, na vitória por 1 a 0, novamente com gol de Bebeto.

Pela Copa do Brasil foram dois encontros pelas quartas de final. Em 1996, vitória colorada por 3 a 2, no Beira Rio. Mas no jogo de volta vitória rubro-negra por 3 a 1, e classificação assegurada para as semifinais. No ano seguinte novamente as equipes se encontraram e, de novo, deu Fla. 1 a 1 no Beira Rio e 1 a 0 Fla no Rio, com gol de Marques. Pela primeira vez o Inter decidirá em casa e com um dos melhores times de sua história.

Histórico do confronto:

46 jogos
18 vitórias do Internacional
14 empates
14 vitórias do Flamengo


Favorito para a classificação? Inter.

**********

No Pacaembu outro grande clássico interregional, com Corinthians e Fluminense. Duelo Fred x Ronaldo à parte, a história também deixou páginas bonitas para este duelo. O primeiro jogo eliminatório aconteceu no Brasileiro de 1976, pelas semifinais. Foi o jogo da invasão corinthiana no Maracanã. 1 a 1 no tempo normal, com gols de Pintinho para o Flu e Russo para o Corinthians. NMa decisão por penaltis, diante de mais de 100 mil espectadores, o Timão levou a vaga na final, após vencer por 4 a 1. Detalhe: eterno ídolo do Corinthians, Rivellino esteva vestindo a camisa do tricolor neste jogo.

Em 1984, na única conquista de Brasileiro do Flu, novamente as equipes se encontraram
em uma semifinal. Desta vez o duelo aconteceu em dois jogos. No primeiro jogo, no Morumbi, uma grande atuação do tricolor, sob o comando de Carlos Alberto Parreira. Vitória por 2 a 0, com gols de Assis e Tato. Na volta, no Maraca, empate por 0 a 0 e vaga assegurada à final contra o Vasco. E título inédito para o Fluzão.

O tira-teima aconteceu recentemente, em 2002. E novamente Parreira foi personagem decisivo. Desta vez o treinador defendia as cores do Timão. E se deu bem. Em dois jogaços, válidos novamente por uma semifinal de Brasileiro, o Corinthians eliminou o Flu após perder por 1 a 0 no Maraca, com gol de Romário, e vencer por 3 a 2 no Morumbi, gols de Guilherme (2) e Gil, para o Timão e Roni (2) para o Flu. Nesta ocasião o Corinthians tinha a vantagem de dois resultados iguais.

O Flu tem a chance de empatar o duelo. E o Timão de ampliar.

Histórico do confronto:

32 jogos
12 vitórias do Corinthians
12 empates
11 vitórias do Fluminense


Favorito para a classificação? Corinthians.

**********

Menos tradicional, o confronto entre Vasco x Vitória já valeu vaga nas oitavas da Copa do Brasil. E deu Vitória. Na primeira edição do torneio, o Vaco arrancou empate na Joia da Princesa, por 0 a 0. Mas foi surpreendido em casa com uma derrota de 2 a 1. Gols de Hugo e Marquinhos para o rubro-negro baiano e Vivinho para o Vasco. E o Vitória foi eliminado pelo Sport na fase seguinte.

Dez anos depois as equipes se reencontraram num confronto eliminatório. Pelas quartas do Brasileirão 99, seriam 3 jogos para decidir quem iria para a semifinal. E o vasco tinha a vantagem de jogar dois desses jogos em casa. Resultado: após dois empates em casa (2x2 e 1x1) e uma derrota fora (5x4) o Vasco deu adeus ao sonho do tetra-brasileiro, que viria no ano seguinte.

E o último jogo entre Vasco e Vitória é de péssima recordação aos vascaínos. O time baiano venceu por 2 a 0 e sacramentou a queda do Gigante da Colina para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Chance de dar o troco, Vascão.

Histórico do confronto:

32 jogos
13 vitórias do Vitória
09 empates
10 vitórias do Vasco


Favorito para a classificação? Vasco.

Nenhum comentário: