segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vida longa ao novo rei do RIO

Após mais de cem anos o futebol carioca tem um novo rei. É o Flamengo, que conquistou seu 31º título estadual, e o quinto tri-campeonato, ao vencer novamente o Botafogo na decisão, ontem no Maraca.

Desde sua fundação, em 1906, o Campeonato Carioca teve a hegemonia do Fluminense em número de títulos, mesmo com apenas o Flu e o Botafogo disputando as primeiras edições, até 1912. Após a Era Maracanã o Flamengo passou a disputar, contra o Flu, cabeça a cabeça a hegemonia do Estado. E após 103 anos, o Rio tem um novo Rei.



Em uma decisão sensacional, Flamengo e Botafogo decidiram o estadual 2009, na loteria dos penaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. O Flamengo dominou o primeiro tempo e começou arrasador. Foram 2 gols e a certeza, por parte da galera rubro-negra, de que o tri estava no papo. E o Bota não aparentava ter forças para reagir.

Ledo engano. Com outra postura na segunda etapa, o Fogão partiu para cima do Fla na busca do primeiro gol. Com 2 minutos de jogo Vitor Simões podia ter diminuído em um penalti, mas a estrela de Bruno brilhou, e o goleiro defendeu. Era apenas o início da noite brilhante de Bruno. Logo em seguida Juninho, em cobrança de falta, diminuiu e, na sequência Túlio Souza empatou, no único momento da partida em que Bruno falhou, nas minha opinião.

Delírio da reduzidíssima torcida alvinegra no Maraca (proporção foi de 80% de rubro-negros)e apreeenssão da massa rubro-negra, que não parou de incentivar a sua equipe, mesmo como o momento desfavorável dentro de campo.



Na decisão por penaltis, o nome da vez foi Bruno, que pegou 2 penaltis, assim como em 2007. Ironia do destino, Juninho e Leandro Guerreiro, dois dos maiores ídolos atuais do Bota desperdiçaram as cobranças. Do lado rubro-negro 100% de aproveitamento e tri-campeonato garantido. O quinto da história rubro-negra. Hegemonia do estado assegurada, com 31 títulos conquistados.

E o Flamengo realmente demonstra uma superioridade assustadora no futebol carioca, ao longo dos últimos anos. De 1999 para cá foram sete conquistas estaduais, em onze possíveis. É um recorde na história do estadual do Rio. As maiores hegemonias em uma década haviam acontecido em 30 e 70, com 5 títulos para Bota e o próprio Fla, respectivamente.

O clube é, também, disparado, o que possuiu o maior número de tricampeonatos. Este foi o quinto. E um detalhe bem lembrado pela torcida rubro-negra ao fim da partida. Vasco e Botafogo já foram vítimas dos últimos dois tricampeonatos do Fla. Só falta o Fluminense. Justamente quem ficou para trás na hegemonia estadual.



Parabéns à galera rubro-negra que, mais uma vez, fez a diferença na arquibancada.

Parabéns ao Flamengo, agora 31 vezes campeão estadual do Rio.

Vida longa ao novo REI !!!

Nenhum comentário: