terça-feira, 9 de março de 2010

Carnaval - O Balanço Final do Grupo Especial

Eu sei que já se vão muitos dias desde o fim do carnaval, mas como viajei no reinado de Momo, só agora consegui assistir todos os desfiles do Grupo Especial, na íntegra, e chegar a uma conclusão sobre o que aconteceu na Marquês de Sapucaí nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2010. Parece até que os deuses do carnaval estavam reservando para o último ano da década de 2000 o melhor desfile dos último anos.

Sim, eu achei o carnaval 2010 do Grupo Especial o melhor desta década, justo na última chance da década. Curiosamente, os desfiles de domingo reservaram as melhores surpresas, afinal há uma "lenda urbana" que determina que os desfiles de segunda são os mais esperados. A maioria das escolas campeãs na Era Sambódromo desfilou na segunda. União da Ilha e Unidos da Tijuca, na minha visão, empolgaram mais. Na segunda destaco a Mocidade, a Grande Rio e a Mangueira.

Vamos a uma análise escola por escola, pela ordem de classificação:

UNIDOS DA TIJUCA:

Existe um samba exaltação lá no Borel que diz: "O dia vai chegar/não vou tentar conter a emoção..." Pois bem, este dia chegou e já não era sem tempo. Em um dos desfiles que vai ficar cravado na memória dos grandes da história do Sambódromo, a Tijuca deu um show. Paulo Barros causou um choque na avenida ao fazer uma comissão de frente nunca antes vista na Sapucaí. Mulheres trocavam de roupa como num passe de mágica. E se o "mago" do carnaval não tinha conseguido decifrar o segredo em anos anteriores, agora chegou na fórmula do título: ousadia, aliada à alegorias "vivas" e bem acabadas, juntaram-se à uma evolução e uma harmonia perfeitas. Parabéns Borel! O dia chegou.




GRANDE RIO:

Para mim foi o maior desfile da história da Grande Rio. A escola de Caxias só não abiscoitou a taça este ano porque a Tijuca fez um desfile perfeito e histórico. Mas uma alegoria que foi pouco citada me causou uma grande emoção assistindo ao desfile. Aquele carro da escola todo feito de lixo, com um urubu no alto e ratos abaixo foi sensacional. E com Joãozinho Trinta acenando para o público. Emocionante! Eu contesto este modo como a Grande Rio faz carnaval só por patrocínio. Mas este ano tenho que dar a mão á palmatória: foi um belo desfile do povo de Caxias. A escola se aproxima de um campeonato a cada ano.




BEIJA-FLOR:

Um dos piores desfiles da Beija nos últimos anos. Com um enredo sobre Brasília sendo executado de maneira completamente equivocada pela comissão de carnaval da escola, não dava para esperar que o título voltasse para Nilópolis. As alegorias e fantasias muito bem feitas e bonitas, uma marca da escola, não conseguiram suplantar a ausência de escândalos e momentos marcantes de nossa política no desfile da agremiação. O samba, muito bonito, não "pegou" na avenida e a escola perdeu muitos pontos onde não costuma perder. Achei até que ficou de bom tamanho o terceiro lugar, pois outras escolas fizeram desfiles melhores. Mas é a Beija-Flor né? A pior colocação da escola desde 2006.




VILA ISABEL:

Eu escrevi aqui antes do carnaval que acreditava ser a Vila a grande favorita ao título em 2010. Pois é, quebrei a cara. Mas acho que os próprios diretores da escola acabaram tendo uma decepção com sua escola. O samba, que era o grande trunfo da Vila, simplesmente não funcionou na avenida, primeiramente devido à uma falha no sistema de som do Sambódromo (até hoje não conseguiram equilibrar o som daquela avenida), e também porque o andamento que lhe foi dado na avenida não ajudou no canto dos componentes. Também esperava mais das alegorias da escola. O principal personagem, por exemplo, o Noel, parecia estar em segundo plano.




SALGUEIRO:

O desfile do Salgueiro este ano foi muito abaixo do ano passado, quando a escola levou o título após 17 anos de jejum. Acredito que o tema escolhido não tinha a ver com o estilo da escola e do carnavalesco. Falar sobre a história do livro não é para o Salgueiro. Não entendi algumas alegorias da escola, que estavam confusas. Enredo bom é aquele que a gente entende só de olhar. O samba também não empolgou, como era de se esperar, pois tirando refrão, era fraco. Também saiu barato para o Salgueiro. Não merecia voltar no sábado.




MANGUEIRA:

Mais uma vez a comunidade conduz a Mangueira ao Sábado das Campeãs. Novamente a escola abusa do mau acabamento de suas alegorias e fantasias. A ala de bainas da escola foi a mais mal vestida de todo o Grupo Especial. Mas com um samba muito bom (o melhor desde 2002) a escola conseguiu, através da emoção e da garra dos componentes, tirar uma boa colocação na apuração. A comissão de frente também estava muito previsível. Queriam destacar a dança de salão. Mas só fizeram dançar. Cadê a criatividade? A bateria foi o ponto alto com suas paradinhas e a coreografia de Carlinhos de Jesus foi muito criativa e o grande momento da Mangueira no carnaval de 2010.




MOCIDADE:

Num carnaval de poucas injustiças, a Mocidade pode reclamar. Fez um desfile que não fazia pelo menos desde a era Renato Lage. Foi para a venida mais leve, mais solta. Lembrou muito a Mocidade de Fernando Pinto. Fantasias menos elaboradas, mas bem acabadas e que deixaram o componente brincar o carnaval. O samba também cresceu muito na avenida. O refrão "meu copração vai disparar, sair pela boca..." foi o momento de maior canto (componentes e público) de todo o carnaval 2010. A Mocidade merecia voltar para o Desfile das Campeãs. Talvez no lugar do Salgueiro. Se seguir nesta toada pode voltar a ser a grande Mocidade dos anos 90.




IMPERATRIZ:

Outra escola que acabou não aproveitando o belo samba que tinha nas mãos. Vencedor do Estandarte de Ouro de melhor samba-enredo de 2010, o hino da escola de Ramos não ecoou na avenida da maneira que a diretoria de harmonia esperava. A escola fez um desfile muito frio (como naqueles anos em que ganhava tudo) mas sem ser técnica como era antigamente. Algumas alegorias também estavam muito confusas. A explosão de branco no carro abre-alas ficou de péssimo gosto. Max Lopes precisa se reciclar com urgência.




PORTELA:

Mais uma vez a Portela escapa de um rebaixamento. Desta vez não acho que merecia cair, pois a Viradouro fez o pior desfile da década no Sambódromo. Em 2005 merecia cair e só não foi para o Grupo de Acesso graças ao seu nome e tradição. Mas falando de 2010, o que foi aquela "águia" no abre-alas da escola? Que coisa horrorosa! Eu demorei alguns minutos para entender que aquilo era o símbolo maior da Portela. O presidente da agremiação devia ter proibido aquilo de ter saído na avenida. Enredo sobre computador não tem nada a ver com carnaval. Algumas escolas precisam entender que não vale tudo para levar um patrocínio. Nem o samba dava para aproveitar, porque era horrível também. O desfile de 2010 manchou a bela história da Portela. Que volte a brilhar em 2011.




PORTO DA PEDRA:

A escola de São Gonçalo parece ter garantido um lugar vitalício na 10ª posição. Não faz desfile para disputar título nem para voltar nas campeãs, mas também não comete tantos erros para ser rebaixada. O samba da Porto este ano era muito fraco. O enredo também é bastante questionável. Com tanto assunto para falar eles me escolhem abordar a história da moda!! Nada contra estilistas e modelos, mas isso não tem nada a ver com carnaval. E o tigre de piercing e boné? Podia fazer companhia para a águia robotizada da Portela.




UNIÃO DA ILHA:

Na minha opinião a maior injustiça do carnaval de 2010. A Ilha fez um desfile emocionante na sua volta ao Especial. O trecho do samba que dizia "Voltou a Ilha/Delira o povo de alegria..." foi um dos pontos altos deste carnaval. Sempre detalhista com suas alegorias e fantasias, Rosa Magalhães fez um ótimo trabalho na escola. Acredito que a escola merecia uma colocação muito melhor. Se não entre as campeãs, pelo menos para brigar por um lugar no sábado. Menos mal que acabou essa história da escola que abre o carnaval sempre é rebaixada. Que se mantenha daqui pra frente.




VIRADOURO:

O que falar do desfile da Viradouro? Um samba horrível. Um enredo completamente confuso, componentes calados e arquibancada rezando para a escola passar logo. A Viradouro nem de longe lembrava aquela escola alegre e contagiante dos fim dos anos 90 e da primeira metade da década de 2000. Fez um desfile digno de Grupo de Acesso e muito merecidamente vai desfilar no sábado de carnaval em 2011, após 19 anos no Grupo Especial. Que sirva de lição, pois a escola pode voltar em 2012. Niterói fica sem sua representante na elite.




Em 2011 a São Clemente integrará o Grupo Especial novamente. Que o carnaval de 2010 inspire as diretorias da LIESA e das escolas a manterem o bom nível que foi apresentado este ano. Sambas muito bons, enredos interessantes e muita emoção na avenida. E as escolas que foram a exceção a este comentário que se estruturem melhor e coloquem de uma vez por todas na cabeça que o carnaval do Grupo Especial é de alto nível e deixou de ser uma mera brincadeira há um bom tempo.

Nenhum comentário: