quarta-feira, 24 de março de 2010

Salve a Portela!

Após o esdrúxulo e inacreditável enredo sobre a história do computador e da internet, patrocinado pela empresa Positivo, a Portela promete voltar à sua tradição de belos enredos para o carnaval de 2011. Segundo informações veiculadas na imprensa especializada, a Águia virá contando sua própria história no ano que vem.

Nada melhor para a escola voltar ao lugar que é seu desde sempre: o de grande escola do carnaval carioca, maior vencedora de todos os tempos com 21 títulos conquistados. É como diz a letra de um belo samba da escola, de 1991: "Posso perder, posso ganhar isso é normal, 21 vezes campeã do carnaval"! Perder ou ganhar faz parte realmente, mas o que não pode acontecer é uma escola como a Portela se deixar vender por um enredo que não tem a menor condição de ser contado na avenida. O resultado só poderia ter sido este: um nono lugar, muito aquém das tradições da Portela. Aquela águia totalmente robotizada foi um choque para todos os portelenses e os amantes do samba e do carnaval.

Mas ao falar de sua própria história em 2011, a escola tem tudo para fazer um dos maiores carnavais de toda a sua história. É como diz também um outro samba exaltação da escola, "Se for falar da Portela hoje não vou terminar". Só de grandes nomes que fizeram a história da música brasileira, a escola de Madureira poderia fazer uns dez desfiles. Monarco, Candeia, Manacéia, Casquinha, Tia Surica, Tia Doca, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Clara Nunes, João Nogueira, e por aí vai.

Sem contar os grandes momentos que a escola protagonizou com seus antológicos desfiles e sambas-enredo que vão ficar para sempre na memória de várias gerações. Carnavais como "Lendas e Mistérios da Amazônia" (1970), "Hoje tem marmelada" (1980), "Das maravilhas do mar, fez-se o esplendor de uma noite" (1981), "Contos de Areia" (1984), "E por falar em saudade..." (1995), são alguns dos grandes momentos da águia na Sapucaí.

Certamente emocionará a todos se realmente for levada a história da Portela para a avenida em 2011. Eu já estou na maior torcida para que se concretizem as informações. Imaginem uma águia cheia de medalhas simbolizando os 21 carnavais da escola? Seria antológico. Para encerrar o post com mais um belo samba da escola, fiquemos com o hino da Portela, uma obra-prima assinada pelo inesquecível bamba Chico Santana:

Portela
suas cores tem
Na bandeira do Brasil
E no céu também
Avante portelense para a vitória
Não vê que o teu passado é cheio de glória
Eu tenho saudade
Desperta oh! grande mocidade
As suas cores são lindas
Seus valores não têm fim
Portela querida
És tudo na vida pra mim.

Nenhum comentário: