quinta-feira, 18 de março de 2010

Heroi no Domingo! Vilão na Quarta!

O futebol é mesmo um esporte fascinante. Isto porque ele faz com que um jogador que saiu de campo domingo ovacionado e acolhido como heroi de uma partida, apenas três dias depois, após falhar feio, deixa o campo como vilão e cuplado por uma derrota. Foi assim com Bruno, o controverso goleiro do Flamengo. De grande nome do jogo contra o Vasco domingo, por ter pego dois pênaltis, foi alçado à categoria de culpado após a derrota diante do Universidad de Chile, ontem. A primeira do Fla na Libertadores.


Bruno: Heroi no domingo...

Mas colocar somente na conta de Bruno a derrota em Santiago é injusto. Todo o time do Flamengo não se portou bem no jogo de ontem. Apenas o lateral Léo Moura jogou bem. Até aqueles jogadores que vinham atuando bem, exceção claro feita ao lateral-direito, jogaram mal ontem. E os que vinham mal continuaram na regular ruindade. Casos de Álvaro e Juan, que precisam de barração com urgência.


...Vilão na quarta.

Mesmo jogando mal, o Flamengo poderia ter saído do Monumental David Arellano com pelo menos um empate. Não fossem as falhas de Bruno (que acontecem com qualquer um e ele tem muito crédito) o resultado poderia ter sido outro. Mas que fique bem claro: o Flamengo mereceu a derrota, porque jogou muito mal e me pareceu displiscente em campo. Passou a impressão de que os jogadores achavam que iam vencer quando quisessem. Me parece que a vitória sobre o Vasco contribuiu para este pensamento coletivo. Isto porque o Fla venceu jogando pior que o adversário. Mas Libertadores não é Taça Rio. E o Universidad de Chile não é o Vasco.

Que os vascaínos não me entendam mal: não estou julgando história e tradição (isso o Vasco tem muito mais que "La U"), mas sim os times atuais. Se bem, que o time chileno não é nenhuma maravilha. Enfim, a derrota de ontem pode ter vindo em boa hora e não causa um grande prejuízo de imediato. No dia 07 de abril o Fla recebe a mesma equipe no Maracanã e, caso vença, retoma a liderança do grupo 8.

Com duas vitórias em casa (Universidad de Chile e Caracas) e pelo menos um empate diante da Universidad Católica, fora, o rubro-negro sacramentará a passagem às oitavas-de-final. A derrota não tira o prumo desta equipe. Mas precisa jogar melhor do que vem jogando se quiser fazer algo mais que figuração nesta Taça Libertadores.

2 comentários:

Maurício Motta... disse...

Cadê a Fla-Press para pedir a convocação de Bruno para a Copa do Mundo? Melhor que Doni ele é, sem dúvidas, mas ainda tem alguns goleiros na frente do flamenguista. Helton do Porto, Diego Alves do Alavés-ESP, Victor do Grêmio são apenas alguns exemplos.
Acho Bruno um goleiraço, mas é muito inconstante e quando ele resolve falhar, ele falha com vontade.
hahaha

Guilherme Ayupp disse...

Estou bem á vontade pra dizer q nunca pedi a convocação de Bruno para a seleção. Ele não tem bola e nem postura de um goleiro de seleção. Mas é o melhor goleiro que já esteve no Fla desde Júlio César.