quinta-feira, 25 de março de 2010

Não adianta trocar o treinador

Mais uma vez a bomba explode nas mãos do treinador! A derrota do Vasco para o Americano por 3 a 2 ontem , a segunda consecutiva para uma equipe de menor porte, fez com que a diretoria do Vasco optasse pelo caminho mais fácil: mandou o treinador Vágner Mancini embora. Mancini deixa o comando da equipe com um aproveitamento de 63% dos pontos conquistados. Mas perdeu a Taça GB, e só venceu um clássico.

O cidadão que demitiu Mancini, com o aval do presidente Roberto Dinamite, foi o mesmo que o mandou embora do Grêmio no começo de 2008, quando o treinador não perdeu sequer uma partida, mas o senhor Rodrigo Caetano afirmou que "a equipe não jogava de acordo com o perfil e as tradições do Grêmio". Agora todo o planejamento que estava sendo feito irá cair por terra com a chegada de um novo comandante.

Eu pergunto ao leitor deste blog: Venha quem venha para o Vasco, o que o novo treinador poderá fazer que Vágner Mancini já não vinha fazendo? Com a chegada de um treinador tudo muda. Muda a programação de treinamentos, jogadores que eram titulares absolutos passam a ser preteridos e atletas que vinham no ostracismo passam a ser a salvação da pátria. Até a equipe conseguir um padrão de jogo com a cara do novo comandante, lá se vão quatro, cinco jogos. O Vasco não tem esse tempo. Estaria fora das semifinais da Taça Rio hoje e tem um clássico decisivo contra o Fluminense domingo.

Mancini: demitido com 63% de aproveitamento. Não é o único culpado!

Há uma velha máxima no futebol que diz "não se faz omelete sem ovos". É a mais pura verdade! Se o treinador não tem jogadores de qualidade para trabalhar, ele não consegue os resultados, isso é tão fácil constatar como 2+2=4! Eu sempre defendi a tese de que a influência do técnico nos resultados não passam de 20%, isso na vitória ou na derrota. O mérito ou a falta dele deve ser creditado na conta dos jogadores.

A verdade é que o Vasco possui jogadores em seu elenco que simplesmente não poderiam sequer passar à porta de São Januário. Vejam só, se o Elder Granja não serviu para o rebaixado Sport, porquê serve ao Vasco? Se Fernando foi escurraçado do rival Flamenho, porquê no Vasco ele tem status de xerifão e capitão da equipe, na ausência de Carlos Alberto? É duro constatar, mas excetuando-se o goleiro Fernando Prass, o meia Carlos Alberto e o atacante Philippe Coutinho, o Gigante da Colina tem em seu elenco jogadores medíocres que poderiam perfeitamente serem aproveitados no Olaria, Americano ou qualquer outro time pequeno do futebol carioca, mas não no Vasco!

E a culpa é do treinador? Acorda Dinamite!

Nenhum comentário: