sexta-feira, 26 de março de 2010

E agora?

O Flamengo já está classificado para as semifinais da Taça Rio. A única coisa em disputa é a briga para ver quem será o líder do Grupo A (Fla e Flu têm 16 pontos). O adversário do rubro-negro neste fim de semana é o América, que está em segundo no Grupo B com 11 pontos, dois a menos que o líder Botafogo e dois a mais que o terceiro colocado Vasco, que enfrenta o Fluminense no clássico da rodada.

Ou seja, em caso de derrota para o América o Fla não compromete a sua classificação e de quebra pode sacramentar a eliminação do rival. Além de excluir da disputa um adversário tradicional e poder jogar contra uma equipe de menor porte nas semifinais (com todo o respeito ao América, mas a equipe acabou de voltar para a Série A do estadual).

Sempre que acontece uma situação como esta no futebol, vem à tona a questão ética. Se houver uma derrota todos falarão que o Fla entregou para eliminar o rival. Se vencer dirão que fez sua obrigação. Basta lembrar a reta final do Brasileirão do ano passado, quando na última rodada Flamengo x Grêmio se enfrentariam. Se vencesse o rubro-negro, o tricolor gaúcho poderia fazer do Inter (seu maior rival) o campeão. Se perdesse, o Flamengo seria campeão. Todos sabem o final da história: o Flamengo venceu por 2 a 1, de virada, e todos disseram que o Grêmio entregou. Na minha opinião não é verdade! O Grêmio jogou com muita vontade e por pouco não joga água no chopp rubro-negro.


Andrade: "Poupar ou não poupar? Eis a questão!"

A rivalidade entre Flamengo x Vasco é semelhante à de Grêmio x Internacional. Neste sentido , fica a pergunta: o Flamengo vai entregar para o América e eliminar o Vasco? É bom lembrar que caso o Vasco vença o Flu ainda terá chances, mesmo se o Mequinha vencer o Mengo. O técnico do Fla, Andrade, já anunciou que vai escalar alguns reservas neste jogo. O treinador ainda não fez isso este ano, mesmo com jogos do Carioca e da Libertadores sendo jogados num intervalo de três dias.

Vale ressaltar que o treinador anunciou esta medida logo após a vitória sobre o Tiges, na quarta, por 3 a 1. Antes de saber da derrota do Vasco para o Americano. Portanto não há qualquer tipo de benefício proposital ao América ou de prejuízoo ao Vasco. Além disso, em caso de eliminação do Gigante da Colina a culpa será total e exclusiva do clube que não terá feito a sua parte de vencer os caquéticos times pequenos deste estadual.

Mesmo assim eu se fosse o Andrade escalaria o melhor que ele pode colocar em campo. Primeiro porquê o Flamengo não jogará na quarta, pois só volta a jogar na libertadores em 07 de abril. Portanto, daria tempo de descansar os jogadores para o último jogo da fase de classificação da Taça Rio, no outro fim de semana, aí sim podendo colocar uma equipe reserva. Segundo, porque poderia estancar esse burburinho e essa desconfiança que paira no ar sobre o fato de o Fla entregar para o América e eliminar o Vasco. Basta lembrar que o Grêmio escalou um monte de reservas naquele jogo do ano passado, e todo mundo disse que os gaúchos entregaram, mesmo não tendo sido a verdade.

E agora? Escalar ou não os reservas? A bola está com Andrade. Eu escalaria os titulares! E você, o que faria?

4 comentários:

Guilherme Ayupp disse...

Andrade deve escalar os titulares! Melhor assim!
http://migre.me/rwvI

Maurício Motta... disse...

Vc lembrou bem o episódio da última rodada do Brasileirão do ano passado, quando vcs foram favorecidos pela rivalidade entre Grêmio e Internacional.
Mas não acredito que o Fla vá abrir as pernas para o América e também não acho que o Vasco vença o Fluminense, ou seja, a segunda vaga do Grupo B deve mesmo ser do Mequinha.
Abraços

Guilherme Ayupp disse...

Não fomos favorecidos por ngm! Ganhamos por totais méritos nossos! Não há como questionar o título do ano passado!

Marcelo Toni disse...

Eu sabia que o Flamengo não entregaria o jogo. Estaria ajudando o Flu. Porque se o America ganhasse o jogo ontem e o Flu vencesse, quem pegaria o time do Romario seria o Fluminese. Ai, o Flamengo pegaria de cara o Botafogo (que tem endurecido muito) e não é vantagem. O Flamengo fez certo, gnahou o jogou esperando que o Flu tambem fizesse sua parte.
Mas o classico hoje foi diferente...
O que vou escrever aqui serve para seu post passado sobre o Vasco ter trocado de tecnico.
Leio sempre suas colunas aqui, que por sinal estão muito boas. Mas se me permite, vou descordar em algumas coisas com vc. Acho certo a saida do Mancini, porque apos a derrota na final começou a inventar nas escalações do time. E como vc mesmo disse no Vasco existe algumas peças que não podem jogar mesmo nessa equipe. Zagueiro Fernando e Elder granja não dá!!! Mas o Vasco desse ano tambem não é uma porcaria total tem bons - disse bons - jogadores no elenco, que na taça Rio não vem jogando por contusão ou temosia de um tecnico promissor, mas que não e não iria dar liga em são Januario. Tenho 30 anos e acompanho de forma "doentia" esse time a pelo menos 17 anos e de uma forma ou de outra sabia que Mancini não chegaria ao brasileiro.
Quanto a vitória de ontem, estava escrito que o Vasco entraria mais motivado que o time da laranjeiras. Entrou, ganhou reecontrou o caminho das vitórias, mas ainda tem que se arrumar melhor em campo.
Dá pra chegar a semi final, mas não deve ganhar do Flamengo pois esse tem mais time.
Tem que contratar para o Brasileiro jogaroes que resolvam na zaga, no meio e no ataque. Ou seja um otimo em cada setor.
por enquanto o time tem que ser:
Prass, Fagner, Tiago Martinelli, Titti( Gustavo), Ramon, Nilton, Rafael Carioca (leo Gago), Sousa, Carlos Alberto, Coutinho, Elton ou Dodo (esse se estiver tomado o remedinho).
Não é um timaço, mas não é tambem uma porcaria. Sem inventar dá pro gasto.
Abraço,
Marcelo Toni