segunda-feira, 29 de março de 2010

Renascer das Cinzas

Para falar da vitória do Vasco por 3 a 0 sobre o Fluminense ontem à noite no Maraca, me vem à cabeça um belo samba de um grande vascaíno, Martinho da Vila. Apesar de ter sido composto por Zé Catimba, um dos fundadores da Imperatriz Leopoldinense, o samba ganhou notoriedade na suave voz de Martinho e reproduz a fidelidade do componente com a sua escola, no caso a Vila Isabel, mesmo em um momento duro e de escassez de títulos. Recentemente, a Vila passou a adotar o samba como seu esquenta oficial na avenida. "Vamos renascer das cinzas/Plantar de novo o arvoredo/Bom calor nas mãos unidas/Na cabeça um grande enredo", diz um trecho do samba. Veja a íntegra aqui.

Pois bem, o samba daria um belo clipe para contar a história do jogo de ontem e o renascimento do Vasco, que com a vitória, retorna à zona de classificação para as semifinais da Taça Rio, beneficiado pela derrota do América diante do arqui-rival Flamengo. Recentemente escrevi aqui no Futebol+Samba, que o futebol nos reserva momentos épicos num jogo e grandes decepções logo na partida seguinte.

Até citei o caso de Bruno, goleiro do Fla, que pegou dois pênaltis contra o Vasco e três dias depois comeu dois frangos na partida contra o Universidad de Chile, pela Libertadores. Pois agora aconteceu o caminho inverso. Os vascaínos subiram do inferno ao céu. Na quarta-feira uma humilhante derrota para o Americano, lanterna do Estadual, dentro de São Januário que culminou com a demissão de Vágner Mancini do comando técnico da equipe. E no domingo quem poderia imaginar uma vitória por 3 a 0 sobre o Flu, um dos melhores times do campeonato? Nem o mais otimista dos vascaínos.

Dodô marcando o segundo Vasco. Ele voltou a marcar e o time a vencer!

Pois o Gigante da Colina não só venceu pois o fez com três gols de jogadores que vieram do banco de reservas. Dois começaram jogando (Thiago Martineli e Fagner), mas vinham sendo relacionados para o banco e um terceiro saiu da reserva para entrar na história e marcar o terceiro. Sim Dodô ressurge das cinzas e volta a balançar as redes com a gloriosa camisa cruzmaltina.

Agora o Vasco chega aos 12 pontos, superando o América que fica com 11. A equipe treinada por Gaúcho depende somente de suas forças para chegar às semifinais. Basta uma vitória sobre o Duque de Caxias em partida ainda sem local definido, ou que consiga o mesmo resultado que América e Macaé para sacramentar a vaga. Novamente devem chegar às semis os quatro grandes clubes da cidade do Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Assim é melhor mesmo pois quem sabe o torcedor se anime a comparecer no Maracanã. Ontem foram apenas 14 mil! Um público patético neste Estadual marcado pelo afastamento do torcedor. Um palpite para a semfinal? Não é muito difícil constatar que Botafogo x Fluminense e Flamengo x Vasco devem ser os confrontos. Que sejam belos duelos!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Nada como ter um eterno freguês. Mas a mudança de atitude do time do Vasco foi primordial para a conquista dos três pontos.
Parece que os jogadores queriam mesmo uma mudança no comando técnico. Como o time correu ontem.
Jogador derruba técnico e quem sofre são os torcedores que se lamentam a cada resultado negativo.
Parabéns ao Gaúcho pela injeção de ânimo na equipe e que continuem assim. Pois é tão dificil o Vasco fazer duas boas partidas seguidas.
Abraços