sábado, 27 de março de 2010

A Copa Sul-America agora vale alguma coisa!

Segundo o jornalista Renato Maurício Prado, do jornal O Globo, a Copa Sul Americana a partir deste ano dará a seu vencedor uma vaga na Libertadores. Ou seja, agora os clubes terão um bom motivo para escalarem o que têm de melhor na competiçao continental. Se for confirmada esta notícia, trata-se de um golaço da CONMEBOL, afinal não valia nada, absolutamente nada esta competição, a não ser pelo ganho financeiro.

É uma boa notícia também para as torcidas de Palmeiras, Avaí, Atlético-MG, Grêmio, Goiás, Barueri, Santos e Vitória. As equipes que disputam a Libertadores não podem disputar a Sul-America no mesmo ano, portanto Flamengo, Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Corinthians estão fora. Quatro ou cinco destas equipes só terão o Brasileiro para tentarem voltar à Libertadores em 2011 em caso de eliminação nesta edição, pois também não disputam a Copa do Brasil.

A Copa Sul-Americana começa a ser disputada no dia 11 de agosto, mesma data da primeira final da Taça Libertadores. A partir de outubro, a competição passa a ter jogos em todas as quartas, simultaneamente ao Campeonato Brasileiro. As datas começam a coincidir a partir da 29ª rodada da competição nacional. Ou seja, se algum time que estiver disputando algo importante no Brasileiro e também for adiante na Sul-Americana não poderá abdicar de nenhuma das duas competições, se quiser é claro.

Os times brasileiros simplesmente desprezavam a competição até hoje. Exceção feita ao Internacional, campeão em 2008 e único brasileiro a vencer, e o Fluminense ano passado, vice-campeão. Mesmo assim, antes das fases mais agudas ambas equipes escalaram times reservas. Basta lembrar que o Flu brigava para não cair no ano passado. O auge do desprezo foi o Palmeiras em 2008. Nem o então treinador Vanderlei Luxemburgo viajou com a equipe para a Argentina, onde a equipe enfrentaria o Argentinos JRs. Preferiu ficar no Brasil e comentar a partida pela Globo. A equipe acabou eliminada e no Brasileiro também não conseguiu o título.

O Inter campeão em 2009! Agora vale vaga na Libertadores!

A CONMEBOL ainda não divulgou a fórmula de disputa do torneio este ano. Nos últimos anos havia uma fase preliminar com as equipes do mesmo país se enfrentando e os classificados partiam para a fase internacional, aí sim com confrontos entre países. 16 equipes chegavam à esta fase para disputarem o título. A Argentina detém o domínio da competição, com quatro títulos. Brasil, Equador e Peru tem um título cada.

Veja abaixo todas as finais da Copa Sul-Americana:

2002: San Lorenzo (ARG) x Atlético Nacional (COL)*
2003: Cienciano (PER) x River PLate (ARG)
2004: Boca Juniors (ARG) x Bolivar (BOL)
2005: Boca Juniors (ARG) x Pumas (MEX)
2006: Pachuca (MEX) x Colo Colo (CHI)
2007: Arsenal (ARG) x América (MEX)
2008: Internacional (BRA) x Estudiantes (ARG)
2009: LDU (EQU) x Fluminense (BRA)

*Neste ano nenhuma equipe brasileira disputou a competição.

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Agora sim vale alguma coisa e vai acabar aquela história de botar time misto. A Conmebol já deveria ter tomado esta atitude há mais tempo, mas antes tarde do que nunca.
Pena que nesta edição o meu time não está participando.
Abraços