terça-feira, 16 de março de 2010

A paciência do vascaíno acabou!

O Vasco fez até aqui 15 jogos em 2010, e perdeu apenas dois! Dois clássicos diante do Botafogo e o Flamengo, neste caso jogando melhor que o adversário segundo alguns analistas (eu não vi a partida). Então porquê o torcedor vascaíno vem vaiando a equipe constantemente? E porquê parou de comparecer às partidas do Gigante da Colina? Alguém que pense mais imediatista mente pode afirmar que há um exagero do torcedor do Vasco.

Mas não há! O fato é que a paciência dos vascaínos chegou ao fim. A lua de mel do ano passado se transformou num pesado confronto entre o time e sua torcida. E tudo isso porque o torcedor não aguenta mais sofrer. Desde que o Vasco viveu a maior fase de sua história, entre os anos de 1997 e 2000, começou uma derrocada que parece não ter fim. Todos sabem minha opinião sobre o motivo pelo qual o Vasco paga um preço tão alto até hoje, mas o objetivo do post não é esse.

Desde aquela fase de ouro, o Vasco só venceu um Campeonato Carioca em 2003 e a Série B em 2009. É muito pouco para um clube com o tamanho e a importância do Vasco no cenário brasileiro. Aos poucos o Gigante da Colina viu seus três maiores adversários o ultrapassarem no cenário carioca, onde ele mandava prender e soltar. A grande rivalidade com o Flamengo está limitada à história (hoje o grande confronto do Rio é Fla x Botafogo). O Vasco hoje tem de se contentar em ser a quarta força do Estado do Rio. No cenário nacional então a situação é ainda pior, pois o clube acaba de vir de uma Série B, fato impensável naqueles anos de ouro.


A torcida do Vasco lota São Janu. Será que não voltaremos a ver esta cena?

Pois não culpem a torcida! Ela veio apoiando o tempo que pode. Ela não abandonou o time na Série B. Ela sequer questionou as contratações duvidosas da diretoria nos últimos anos. Pois agora eles se rebelaram. Com total razão. O time do Vasco é muito fraco. Com este elenco, o clube não chegará há lugar nenhum. Tem é grande chance de lutar novamente para não cair.

Urge que a direção do Vasco contrate jogadores à altura da grandeza e da camisa do clube. Se isto for feito não tenho a menor dúvida de que o torcedor voltará a lotar os estádios. E o futebol brasileiro vai agradecer de ter de volta o Vasco grande, como sempre foi o Gigante da Colina, tetra campeão brasileiro, campeão da Libertadores e tantas vezes campeão do Rio de Janeiro. Se voltar a ser grande, os vascaínos podem voltar a cantar que "sua imensa torcida é tão feliz".

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Não tenho nem o que comentar sobre o seu post. Vc disse TUDO. Parabéns pelo texto. A torcida não aguenta mais sofrer e esperar por dias melhores. Que saudade do fim da década passada.
O Sentimento não pode parar, mas a incompetência tem de acabar. Não há sentimento que dure. O Vasco não ganha nada há sete anos (Série B não vale) e olha que em 2003 ganhamos um mísero Estadual. Acho pouco sim. Pq me acostumei com conquistas maiores. Estadual era fichinha, para quem viu três brasileiros, Copa Libertadores, Rio-São Paulo, Mercosul e tantos outros.
Só de lembrar, já dá saudades. Mas a torcida é fanática e se o time fizer por onde, São Januário voltará a lotar, mas a equipe tem de merecer tal apoio.
Abraços e mais uma vez parabéns pelo texto.