terça-feira, 11 de maio de 2010

23 Homens e um objetivo

Dunga assumiu a seleção brasileira em 2006 após o trágico desempenho no Mundial da Alemanha, quando recheada de craques, a seleção caiu nas quartas-de-final da Copa e frustrou a expectativa do mundo inteiro de que aquela Copa era do Brasil. Pois desde que deu a primeira coletiva Dunga vem repetindo um verdadeiro mantra, baseado em três premissas: comprometimento com a seleção, bom desempenho com a camisa amarela nas convocações e coerência a cada lista anunciada.

E o treinador da seleção, como não podia ser diferente, repetiu exaustivamente estes conceitos para justificar o anúncio dos 23 jogadores que defenderão as cores do Brasil na África do Sul na briga pelo hexa. Por isso, a lista abaixo contém pouquíssimas surpresas e muitas barbadas que todos já esperavam. São estes homens que carregam a esperança de 190 milhões de torcedores para a Copa da África:

GOLEIROS:

Júlio César (Inter de Milão-ITA): Absolutamente inquestionável a presença do maior goleiro do mundo na lista. Júlio César é um dos craques do Brasil na Copa e com chances de ganhar o prêmio de maior goleiro do mundial.

Doni (Roma-ITA): Não dá para entender a presença de Doni, que além de ser um goleiro tecnicamente fraco, sequer vem jogando em seu clube. Vítor foi injustiçado na minha opinião. É rezar para Júlio César não precisar deixar a equipe.

Gomes (Tottenham-ING): Não acompanhei a temporada do futebol inglês, mas quem acompanhou disse que ele foi muito bem. O que eu sei é que o goleiro sempre foi muito bem pelo Cruzeiro e dificilmente entrará em campo na Copa de 2010.

LATERAIS:

Maicon (Inter de Milão-ITA): Indiscutível também a sua convocação. Está voando na Inter e vai ser o titular da letral-direita do time de Dunga. Bom no apoio, eficiente na defesa, Maicon nem nos faz lembrar que já tivemos Cafú na lateral.

Daniel Alves (Barcelona-ESP): O maior curinga desta seleção. Pode jogar em qualquer uma das lateriais com a mesma competência, além de realizar muito bem a função de segundo homem de meio-campo. Aposto que ganhará uma vaga de titular durante a Copa.

Michel Bastos (Lyon-FRA): Apesar de achar bom jogador, ele não atua como lateral pelo Lyon e pode sentir dificuldade nos primeiros jogos, uma vez que deve ser titular. Os adversários podem explorar isso, pois o Brasil não terá laterais-esquerdos de ofício na Copa.

Gilberto (Cruzeiro): Voltou a jogar bem em 2010 pelo Cruzeiro apesar das expulsões na Libertadores. Tem experiência, já disputou Copa e ainda pode atuar no meio como armador, caso Kaká não apresente condições ideais.

ZAGUEIROS:

Juan (Roma-ITA): Um dos melhores zagueiros do mundo na atualidade, formará a melhor dupla de zaga da Copa certamente. Conseguiu superar os problemas das lesões e vem, jogando bem na Roma, que briga pelo título italiano. Vai para sua primeira Copa como titular.

Lúcio (Inter de Milão-ITA): Formará uma zaga "italiana" com Juan, absolutamente indiscutível. Zagueiro espetacular, ele pode erguer a sexta Taça FIFA caso o Brasil conquiste o Mundial. Lúcio é a porção de raça nesta zaga composta por virilidade e técnica na medida certa, como manda a cartilha de uma boa dupla de defensores. O Brasil deve sofrer poucos gols na África.

Luisão (Benfica-POR): Na minha opinião é o mais fraco dentre os zagueiros chamados e não deve ter muitas oportunidades, já que é o reserva imediato de Lúcio, que só sai de campo se estiver à beira da morte!

Thiago Silva (Milan-ITA): Boa escolha de Dunga. Se Juan voltar a sentir as lesões que o atrapalharam, tem um substituto à altura. Thiago Silva deve ser o titular da seleção para a Copa de 2014.

VOLANTES:

Felipe Mello (Juventus-ITA): Fez uma temporada muito ruim pela Juventus, mas com a camisa da seleção sempre correspondeu. Chegou no meio da preparação e tomou conta da posição. Será titular durante a Copa e sua convocação foi coerente.

Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE): Um jogador que é reserva de um time na Grécia não tem condições de jogar pelo Brasil como titular em uma Copa. Não dá para entender a sua convocação. Respeito a história de Gilberto Silva na seleção, mas não dá para engolir sua presença.

Josué (Wolfsburg-ALE): É duro notar que Josué estará na Copa e Paulo Henrique Ganso não. Não dá para entender para que tantos volantes e apenas um jogador com características de criar o jogo. Josué nunca demonstrou qualidades para jogar na seleção brasileira.

Kleberson (Flamengo): Tido como carta fora do baralho, Kleberson renasceu na reta final e se mantiver as atuações recentes pelo Flamengo pode ganhar uma vaga no time titular, como aconteceu em 2002. É o melhor dentre os volantes.

MEIAS/APOIADORES:

Kaká (Real Madrid-ESP): O grande craque da seleção e esperança maior de criação para a Copa. Vem de uma lesão e não está 100%, o que pode trazer muitos problemas para a seleção. É bom torcermos para que dê tudo certo, pois Dunga não tem um plano B. Ele sequer chamou um reserva para Kaká.

Júlio Baptista (Roma-ITA): Considerado por Dunga o reserva imediato de Kaká, é outro atleta que nunca mereceu vestir a camisa de uma seleção brasileira. Sequer joga em seu clube. Já passou por vários setores no meio-campo e não sei qual sua real posição. Jogador curinga demais acaba não servindo para nenhuma posição.

Ramires (Benfica-POR): Bom jogador desde seu surgimento no Cruzeiro, mas não é solução em uma eventual ausência de Kaká. Tem o estilo de Kléberson, embora imprima mais velocidade ao jogo. Não sei como está o seu momento no Benfica, mas não atuou bem nos últimos jogos do Brasil.

Elano (Galatasaray-TUR): Mais um jogador com as mesmas características de Kleberson e Ramires e que sequer é titular na sua equipe. Elano surgiu muito bem no Santos em 2002, mas depois acabou vendo seu futebol cair muito. Não vai resolver nada se precisarem dele. Bater faltas e escanteios é muito pouco.

ATACANTES:

Robinho (Santos): O jogador que simbolizou a Era Dunga como treinador, justamente por aquelas prenissas que citei no início do post: regularidade de boas partidas aliada ao comprometimento com a seleção. Formará uma boa dupla com Luís Fabiano.

Luís Fabiano (Sevilla-ESP): Ao lado de Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Kaká faz parte da espinha dorsal inquestionável desta equipe. Atacante tem de fazer gol e o Fabuloso fez vários com a camisa do Brasil ao longo dos últimos três anos. Titularíssimo e candidato a artilheiro da Copa.

Nilmar (Villarreal-ESP): Sombra de Robinho. Se o atacante do Santos não abrir o olho, pode perder a vaga. Nilmar continua voando e jogando muito bem, assim como fazia com a camisa do Inter. Fará uma boa Copa.

Grafite (Wolfsburg-ALE): Outro nome que não dá para entender. Foi beneficiado pela imensa vontade de Adriano em assistir a Copa pela TV. Mas Dunga poderia ter escolhido entre Neymar, Vágner Love ou Diego Tardelli. Grafite é muito fraco e se precisarmos dele na Copa a coisa vai complicar.

Nenhum comentário: