segunda-feira, 3 de maio de 2010

Os primeiros campeões de 2010

Eu passei todo o ano reclamando dos Estaduais, afirmando que eles não srvem de parâmetro para absolutamente nada e que no Brasileirão é que veremos quem realmente montou os melhores elencos para o ano. Continuo defendendo esta tese. Mas não dá para ignorar a tradição dos torneios locais e sua importância para o torcedor. É bomvencer o Estadual para poder zoar o vizinho, o amigo no trabalho, os parentes que torcem pelo maior rival. E mais: título é título e não interessa se é Estadual ou Mundial. Vale a comemoração. Com o término dos principais estaduais do país (RJ, SP, MG E RS) vamos saber como vêm estes campeões para o seguimento da temporada.

Atlético-MG (Campeão Mineiro 2010): A torcida do Galo deu mais um show ontem contra o Ipatinga na decisão. O maior público nas finais estaduais de ontem e uma emocionante despedida para Marques, ídolo de toda uma geração de atleticanos, que marcou o gol do título. Mais de 60 mil pagantes estiveram no Mineirão ontem, entre eles nosso querido amigo Edigar, que deve estar comemorando até agora a 40ª taça de Campeão Mineiro. E com toda a justiça. Apesar da saída precoce do Cruzeiro, acredito que o Galo levou o campeonato mais a sério e por isso conquistou o título. Sei que o Estadual de Minas não é parâmetro, mas este time do Atlético pode fazer um campeonato brasileiro muito bom pois tem time para isso. Luxemburgo está fazendo um bom trabalho e terá o seu maior teste na quarta quando pega o Santos na Vila Belmiro. Eu acredito que o Galo fará um bom papel no resto da temporada.




Botafogo (Campeão Carioca 2010): O Fogão é o mais fraco dentre os campeões estaduais nosa grandes centros. Eu já fiz um post sobre o Campeonato Carioca e vou apenas reiterar o que disse: se não investir em contratações, o Botafogo novamente vai brigar para não cair. Eu inclusive acho que o time do ano passado, que só escapou da Série B na última rodada, é mais "forte" que este elenco. Tem um bom goleiro e uma boa dupla de atacantes. Mas é pouco para um campeonato tão longo como o Brasileiro. E se Joel é especialista em Estaduais eu não acredito nele comandando um elenco limitado no Brasileiro. O Botafogo preocupa.




Grêmio (Campeão Gaúcho 2010): Na minha opinião o Grêmio só perde para o Santos neste ano de 2010. Ao lado dos cinco que disputam a Libertadores e do Santos, o Grêmio tem totais condições de brigar pelos títulos dos demais torneios que disputará em 2010: a sequência da Copa do Brasil, o Brasileirão e a Sul-Americana. Os críticos do técnico Silas tiveram de botar as barbas de molho, pois ele vem demonstrando ser um dos melhores treinadores desta nova geração. Podem anotar o que vou dizer: o Grêmio vai dar muito trabalho no seguimento do ano de 2010.




Santos (Campeão Paulista 2010): Sem dúvida o principal time na temporada do futebol brasileiro. E um momento me chama a atenção da personalidade destes jogadores. No fim do jogo ontem, quando o SAntos tinha dois a menos em campo e o Santo André pressionava freneticamente, o técnico Dorival Júnior pensou em tirar Paulo Henrique Ganso para botar outro defensor e segurar o resultado. Mas Ganso se virou para ele e, com personalidade, disse que não sairia pois estava segurando a bola no ataque. Para aqueles que acham que os meninos da Vila só sabem fazer gracinha, a resposta está mais que dada. Quando precisou jogar feio e dar chutão eles fizeram. E quando precisou dar espetáculo eles também foram perfeitos. Como diz o hino do clube, o Santos é o grande campeão e vai ainda dar muito show em 2010!


Nenhum comentário: