quinta-feira, 6 de maio de 2010

Foi justo

A derrota para o Corinthians por 2 a 1 ontem no Pacaembu levou o Flamengo às quartas-de-final de uma Libertadores, após 17 anos. A última vez fora em 1993. No meu modo de analisar a classificação foi justa, pois como se tratou de um duelo em 180 minutos dividos em quatro tempos, os cariocas conseguiram ser superiores em três desses tempos e o Corinthians conseguiu imprimir o seu jogo apenas no primeiro tempo do duelo de ontem.

Como era de se esperar o Fla entrou muito recuado e chamou o Corinthians todo para cima de seu campo. No meu mode de ver, Rogério Lourenço errou na escalação inicial da equipe. Era jogo para Petkovic e não para Vinicius Pacheco. Talvez ele pudesse ainda ter optado pela entrada de início de Pet e Kléberson, o que melhoraria muito a saída e o toque de bola do Fla, ideal para este tipo de jogo.

Melhor no jogo, o Corinthians marcou o primeiro, através de uma infelicidade do bom zagueiro David, aos 27 minutos. O gol inflamou a torcida do Corinthians que lotava o Pacaembu e a partida se transformou num autêntico ataque contra defesa. Os rubro-negros torciam para que a primeira etapa terminasse logo, pois viam seu time atuar como uma autêntica equipe pequena. A covardia foi castigada aos 39 minutos da etapa final. Dentinho fez uma linda jogada na ponta-esquerda e cruzou na medida para Ronaldo, que não desperdiçou e marcou de cabeça. "É isso que tem de fazer", disse o maior artilheiro das Copas para o atacante corinthiano.

Love e Adriano comemorarm. O Fla está nas quartas, após 17 anos.


Para a segunda etapa, Rogério lourenço tirou Pacheco e colocou Kléberson. Muitos rubro-negros chiaram, pois o penta-campeão vinha muito mal no Fla. Mas foi o antídoto para o ímpeto dos corinthianos. E o Fla marcou em um momento crucial da partida. Aos cinco minutos, Kléberson tratou de calar os rubro-negros que lamentaram sua entrada e fez um passe primoroso para Vágner Love. O artilheiro do amor, cara a cara com Felipe não perdeu e marcou seu 17º gol pelo Fla nesta temporada. Disparado o grande jogador do Flamengo em 2010.

O gol, surpreendentemente, abalou muito a equipe do Corinthians que teria mais 40 minutos para tentar marcar mais um gol, o que lhe garantiria nas quartas-de-final. Os torcedores também sentiram e se calaram. Talvez já começando a prever mais uma traumática eliminação em casa em uma Libertadores.

Elias chora. Timão fora da Liberta no ano de seu centenário.

O panorama que se viu no primeiro tempo não se repetiu na segunda etapa. O Corinthians até tinha mais posse de bola, até porque precisava de mais um gol. Mas o Fla nem de longe lembrava a equipe acuada e covarde do primeiro tempo. Com contra-golpes muito perigosos, criou as principais chances de gol e levava os corinthianos ao desespero na arquibancada. O Corinthians teve um último suspiro através de uma falta perigosa cobrada por Chicão. E o goleiro Bruno fez a defesa da classificação, mandando para escanteio.

Antes de a bola rolrar eu acreditava que o Corinthians era o favorito para o confronto de gigantes. E citei dois argumentos bem palpáveis na minha visão: a melhor campanha na fase de classificação e o futebol muito pobre que o Flamengo vinha apresentando na Libertadores até então. Mas me lembro de ter dito também que tudo poderia mudar, por se tratar de um clássico. O Flamengo soube jogar muito bem com o regulamento da Libertadores e agora passa a ser favorito para chegar à semi-final, seja com quem jogue: Universidad de Chile ou Alianza Lima (PER). Pelo futebol apresentado pelas duas equipes nos dois jogos houve justiça com a classificação do Flamengo.

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

A vaga foi merecida. Sempre disse que o Flamengo tinha mais time que o Corinthians. Mas no primeiro tempo, só deu Timão. Rogerio mexeu bem no time ao colocar o Kleberson que finalmente jogou bem.
Tbm acjhava que Pet deveria ter sido escalado como titular. Mas o lance do jogo foi aquela defesa do Bruno na falta batida pelo Chicão.
Parabéns aos flamenguistas que têm tudo opara chegar a final da Taça Libertadores.