quinta-feira, 13 de maio de 2010

A tal seriedade

A derrota do Flamengo em casa diante do Universidad de Chile por 3 a 2 expões uma deficiência do time que eu venho afirmando aqui no Futebol+Samba desde o início da Libertadores. A falta de seriedade. Não a seriedade no sentido de empenho ou raça, mas o fato de encarar a Libertadores como uma competição diferente de todas as outras. Me lembro de ter escrito aqui no dia da estreia do Fla que este era o torneio mais dificil do mundo.

Sair do hotel e chegar ao estádio apenas 30 minutos antes da partida reflete esta falta de espírito de decisão que acomete o clube. Se sabia que o horário do jogo proporcionaria uma grande volume de trânsito na cidade, que antecipasse a saída da concentração. Vale lembrar que a distância para o Maracanã era de apenas 13km. Pode parecer desculpa, mas não aquecer da maneira adequada e acelerar o processo de preparação interfere sim na postura em campo.

Mesmo com todos os problemas antes da partida, o Flamengo não poderia ter entrado tão apático como entrou ontem no Maracanã. Esta é a grande diferença em relação aos grandes ganhadores de Libertadores, como no caso do São Paulo. Pode ir "meia-boca" na primeira fase, mas mata-mata é mata-mata e tem de ser encarado como uma decisão. Tal postura só foi vista no Flamengo quando o clube já estava sendo derrotado por 2 a 0, um placar praticamente irreverssível. Tivesse entrado com espírito de Libertadores desde o início do jogo e certamente teria conseguido a vitória.

Outro fator é a falta de respeito ao adversário que enfrenta. Ora, se o fla foi capaz de eliminar o Corinthians é capaz de enfrentar de igual para igual qualquer adversário do continente. Desde que saiba das qualidades do oponente. O Fla já enfrentou "La U" três vezes neste ano: duas derrotas e uma vitória. Porquê não explorar as deficiências deste adversário? O Fla se lançava ao ataque de uma maneira toda atabalhoada que me fez lembrar as equipes africanas de antigamente.

A falta de organização também passa pelas mãos do treinador. Eu disse aqui antes do jogo que não dá para escalar quatro volantes num jogo em casa quando se precisa vencer, de preferência por uma boa diferença de gols. Porqê tantos volantes? Nenhum jogador com características de armação. Michael só entrou aos 20 da etapa inicia e Pet entrou após o intervalo, quando já era tarde demais. O futebol ensina que o medo de perder faz com que a derrota fique mais próxima do que a vitória.

Após mais um vexame diante de sua torcida o Flamengo partirá para uma verdadeira missão milagrosa no Chile. Tem de vencer por dois gols de diferença (ou por um, desde que marque no mínimo quatro gols) um adversário que ainda não perdeu nesta Libertadores e que vai criar um verdadeiro clima de guerra para este jogo. Impossível não é, mas é muito difícil que consiga, Na minha opinião, por não tratar a Libertadores como deveria, o Fla vai sair de uma competição em que tinha tudo para vencer. Quem sabe um dia não aprendem a lição?

Nenhum comentário: