quinta-feira, 20 de maio de 2010

Porquê acreditar? E porquê não acreditar?

Quando entrarem em campo hoje no estádio Santa Laura, às 22h15, em Santiago, Universidad de Chile e Flamengo jogarão a partida mais importante de suas vidas no ano de 2010. Óbvio que quem passar, fatalmente terá as partidas de semifinais mais importantes e se chegar à decisão mais ainda. O Fla perdeu por 3 a 2 em casa e precisa vencer por uma diferença de dois gols (ou por um gol desde que marque no mínimo quatro gols). Se repetir os 3 a 2, leva o jogo para os pênaltis. Qualquer outro resultado classificará "La U".

E porquê não dá para acreditar na classificação do Flamengo?

1) O Flamengo já enfrentou este adversário três vezes na Libertadores. Perdeu duas vezes e empatou uma, sendo que duas partidas foram no Rio. E em todas as oportunidades foi dominado pelos chilenos, que sabem como parar o campeão brasileiro.

2) A equipe rubro-negra vem demonstrando descontrole emocional quando a partida se apresenta tensa e complicada. Basta lembrar que já foram quatro expulsões na Libertadores. Se perder um jogador hoje por expulsão, a classificação ficará impossível.

3) Jogando fora do Rio nesta Libertadores o Fla venceu apenas uma vez. 3 a 1 sobre o Caracas na segunda rodada. Perdeu duas vezes no Chile, para a Universidad Católica e para "La U", e uma para o Corinthians (2 a 1) no jogo de volta das oitavas. Em quatro jogos, foi uma vitória e três derrotas, com cinco gols marcados e sete sofridos.

4) A equipe do Universidad de Chile é a única invicta na competição e pode até perder por um gol de diferença hoje em casa, desde que sofra no máximo dois gols. Este time não perde por diferença de dois gols em casa há um ano.É uma vantagem considerável para um time cascudo e com cara de Libertadores.

5) A defesa do Fla não inspira a menor confiança. Já sofreu 39 gols este ano (14 na Libertadores). Para efeito de comparação, o São Paulo sofreu apenas dois gols na competição. Em um jogo que precisa marcar gols e não levar, é preciso que a linha de defensores esteja inspirada nos grandes zagueiros da história do Flamengo. Mas a tendência infelizmente não é essa.

E porquê acreditar que o Flamengo pode garantir a vaga?

1) O Flamengo vem se revelando uma espécie de "highlander" na Libertadores 2010. Após fazer de tudo para ser eliminado ainda na primeira fase, conseguiu a vaga nas oitavas na bacia das almas. Contra o Corinthians, após um primeiro tempo pífio conseguiu ressurgir com um gol de Vágner Love e garantiu a vaga, na partida de volta.

2) O treinador da "La U", Gerardo Peluso, deu munição ao Flamengo ao afirmar que os atacantes do Fla são dois gordos e a defesa é lenta. Até acho que ele tem uma certa razão, mas é fato que será utilizado como fator motivacional pela comissão técnica do rubro-negro. Não se provoca um clube com a grandeza e a história do Flamengo, muito maior que "La U" aliás.

3) Adriano vem demonstrando uma vontade incrível desde que foi preterido da lista da seleção brasileira que vai à Copa. Jogou muito bem contra o Vitória, compareceu a todos os treinamentos e voltou a sorrir. Se jogar com esta vontade hoje pode complicar a vida dos chilenos, afinal ele é o Imperador, um dos maiores atacantes do mundo.

4) Em caso de classificação hoje poderá ser dada uma sobrevida ao Império do Amor, já que o contrato de ambos se encerra durante a Copa e eles devem deixar o rubro-negro após o Mundial. Se chegar à semi-final eles podem continuar e a chance de ganhar uma Libertadores com a camisa do Flamengo motiva qualquer um.

5) O Flamengo tem em sua história grandes momentos de superação e de reverssão de resultados improváveis. Dos seis títulos brasileiros conquistados pelo Fla, em pelo menos três deles o clube era dado como morto, mas renasceu das cinzas, inclusive no ano passado. Será preciso mais do que nunca que o Flamengo invoque sua tradição e jogue como Flamengo. Se isso acontecer as chances de passar aumentam sensivelmente!

Estádio Santa Laura, onde o Fla jogará sua vida na Libertadores 2010!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Não sabia que a La U era a única invicta. A campanha do Fla está no melhor estilo Boca Juniors (sofre para se classificar, mas vai passando). Não acho impossível a missão rubro-negra. Aquele gol do Juan e as besteiras que Gerardo Pelusso disse podem dar um gás a mais ao time brasileiro.
Muito boa a sua análise.
Parabéns