quarta-feira, 26 de maio de 2010

Valeu a pena!

No dia 07 de maio de 2009 eu postei aqui no Futebol e Samba sobre a volta de Adriano, o Imperador ao Flamengo. Me recordo bem de ter questionado se o Adriano que voltava ao Fla seria aquele jogador que ganhou merecidamente o título de Imperador ou se o rubro-negro estaria contando com um ex-atleta em atividade que se arrastaria em campo. Afinal, menos de um mês antes de acertar com o Fla o Imperador chegou a anuciar que estava abandonando o futebol.

Pois o tempo se encarregou de me provar que eu estava errado. Adriano voltou e foi muito bem sucedido jogando pelo clube que ama. Em 47 jogos nesta segunda passagem pelo Flamengo ele marcou 34 gols. Média de 0,72 por partida. Destes, 19 foram marcados durante o Brasileiro do ano passado, no qual ele foi o artilheiro (o que o Flamengo não possuía desde 1982). Na minha opinião, Adriano foi o principal responsável por reconduzir o Flamengo ao topo do futebol nacional com o título brasileiro, após 17 anos de jejum.

Em 2010 Adriano marcou 15 gols, mas esteve fora de vários jogos importantes e decisivos do Flamengo. Não é o ideal, sem dúvida, ainda mais em se tratando de um jogador que recebe 600 mil reais por mês somente para jogar bola. Mas eu insisto na tese de que quando jogou, o atacante cumpriu com o seu principal papel: fez gols e ajudou sim o Flamengo.


Adriano no dia de sua chegada! Ele volta!

É claro que todos sabiam o preço alto do "pacote" Adriano e quem não sabia ou não acompanha o futebol ou é muito ingênuo. Eu mesmo já cansei de falar aqui no blog que na mesma intensidade que o Imperador balança as redes, ele se envolve em confusões bizarras fora de campo. O grande problema é que Adriano não tem uma estrutura emocional para encarar os desafios que a vida lhe apregoa e aí ele sucumbe e o resultado são as faltas e o descompromisso com o clube. Injustificáveis, aliás.

Como diz um velho ditado, se estava ruim com ele, sem dúvida ficará muito pior sem ele. Ou o torcedor rubro-negro acha que Bruno Mezenga, Gil e Dênis Marques podem substituir o Imperador? Será que alguém em seu juízo perfeito acredita que a provável chegada de Washington (que é bom jogador) resolverá o problema da saída de Adriano? Ora, claro que não. Então deduz-se que mesmo com todos os problemas já aqui descritos, Adriano é um jogador imprescindível a qualquer clube do mundo.

Não corroboro com a tese daqueles que vão agora taxar Adriano de traidor, falso, e essas lorotas que ainda existem no futebol. Acima de seu flamenguismo (inúmeras vezes comprovado) está o fato de Adriano ser um profissional da bola, apesar de às vezes não se comportar como tal. Especulações dão conta de que a proposta da Roma-ITA chegará à cifra de 4 milhões de euros por ano. Ora, não há amor clubístico que resista a uma cifra tão assustadora. Tenho ceteza que qualquer leitor que agora está lendo este texto não pensaria meia vez em prontamente aceitar uma proposta deste naipe.

Adriano deixou a Itália porque alegava estar infeliz. Sentia falta de sua cidade, de seu povo, do seu clube. Pois bem, já matou sua saudade. Já foi campeão pelo clube que ama, já barbarizou na favela, já sentiu mais do que nunca o calor do povo carioca. Agora é hora de voltar a ganhar muito dinheiro, para quem sabe se a depressão voltar ou se o dinheiro já for suficiente ele voltar ao clube que sempre o aguardará de braços abertos. Para Adriano e para o Flamengo valeu muito à pena!

2 comentários:

Unknown disse...

Guilherme

Como sempre companheiro, seu texto fez uma boa análise.

Com todas as confusões que ele proporcionou, gostaria que continuasse. Mas, infelizmente, me parece que ele quer voltar a ganhar um dim dim a mais na Europa.
Seja feliz, e ponha a cabeça no lugar. Pois futebol é que não falta.

Aqui na Gávea, prepare-se para grandes emoções amigo. Vagner Love não deve ficar também. A barca ainda deve levar Pet, Léo Moura, Juan, Madonado (o que acho um absurdo, ser banco de Toró e Willians). Como lembrou-me nosso amigo blogueiro Edigar, Luxemburgo, hoje no Atlético MG, é genro do chileno. Se o Rogério continuar desprezando seu futebol, o Luxa vai levá-lo para Minas Gerais.

Washigton acho melhor nome para substituir o Adriano. Homem de área, com características parecidas. O Emerson teve uma boa passagem na Gávea, mas não é um centroavante nato. Rafael Sóbis, acho uma boa, mas com careacterísticas iguais ao Sheik.

Só quero ver após a Copa, o que vai restar na Gávea!!

SRN!!!!

Maurício Motta... disse...

Parece que teremos uma debandada geral na Gávea. O Adriano, realmente, foi fundamental na conquista do Brasileirão, mas em 2010, o antiprofissionalismo fez com que ele perdesse, entre outras coisas, uma Copa do Mundo.
Será que ele vai dar certo na Europa? Há um ano ele disse que não tinha mais motivação para jogar por lá. O que mudou?
Acho que ele traiu não o Flamengo, mas sim a Inter de Milão.
Abraços