segunda-feira, 17 de maio de 2010

A paradinha! Pode ou não pode?

Depois de mais um lance polêmico no fim-de-semana do futebol mais uma vez volta a velha discussão sobre a polêmica paradinha antes das cobranças de pênaltis. A bola da vez foi o garoto Neymar, que usou do artifício duas vezes e obeteve 50% de aproveitamento. Aliás o Futebol e Samba já abordou aqui a implicância injustificável que alguns têm com os meninos da Vila, sempre torcendo contra o Santos. São os defensores do futebol de resultados, não gostam de futebol bonito. Deixa pra lá né!

Voltando à paradinha. É sempre bom lembrar que a marcação de uma penalidade máxima, como o próprio nome sugere, é a punição maior para uma equipe que impediu que uma outra fizesse o gol, o grande objetivo do futebol (apesar de os críticos do time do Santos acharem que gol é "detalhe"). Portanto, todos os artifícios que se use para beneficiar o gol, o ataque, devem ser valorizados.

Outro detalhe: a regra do futebol não proíbe a paradinha. Não há sequer uma única linha na regra 14, que delibera sobre o pênalti, que diz ser proibida a frenagem antes de tocar a bola. O que há de concreto é que se o goleiro se adiantar antes de o atacante tocar a bola e ele fizer a defesa o árbitro deve mandar repetir a cobrança. No caso da invasão há duas situações: se os defensores invadirem e a bola não entrar, cobrança repetida. E se a invasão for da equipe que está cobrando o pênalti, o árbitro tem de mandar repetir se a bola entrar. E caso haja invasão dupla, a cobrança deve ser repetida qualquer que seja o desfecho.

Portanto não há nada na regra que impeça a paradinha. Pode-se discutir a questão ética, se é louvável ou não, mas não está fora da lei quem usa esta artimanha. Eu concordo com a tese de que complica sensivelmente a vida dos goleiros, mas insisto na minha tese: o time do goleiro incutiu em uma infração e está na condição de penalizado, não pode reclamar de nada. Quem sabe se a paradinha fosse totalmente liberada os zagueiros não pensariam duas vezes antes de cometer faltas dentro da área?

Mas me parece claro que alguns goleiros já estão aprendendo a lidar com a tal paradinha. Basta não pular antes que o atacante toque a bola. Como fez ontem o goleiro do Ceará, Diego, ex-Flamengo. Ele tomou o primeiro gol na paradinha. Mas quendo Neymar partiu para a segunda tentativa, ele não se mexeu e o atacante santista, assustado acabou mandando a bola para fora.

Proibir a paradinha é um ato arbitrário que favorece apenas o infrator, que teoricamente impediu um gol, o grande objetivo do futebol. Mas se tem gente que convoca sete volantes para uma Copa do Mundo, é claro que qualquer artimanha contra o gol será louvada por aqueles que acham que futebol é resultado e não gols e espetáculo, como faz este time do Santos. Será por isso que tem tanta gente torcendo contra? Me parece óbvio que sim!

Nenhum comentário: