terça-feira, 4 de maio de 2010

Uma vaga em aberto no ataque?

Daqui há exatamente uma semana o técnico Dunga convoca a seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo na África do Sul. Com relação à lista que foi divulgada para o amistoso contra a Irlanda em março não acredito em mudanças. O clamor popular para ver os meninos do Santos no Mundial é grande, mas não acredito que nenhum dos dois irá, o que penso eu, será uma grande injustiça do comandante, pois ambos são disparados os melhores jogadores em atividade no futebol brasileiro.

A chance mais remota, na minha visão, é para Neymar. Eu considero que uma vaga no ataque do Brasil ainda está em aberto. Robinho, Luís Fabiano e Nilmar estão com o passaporte carimbado para a África. O atacante do Flamengo Adriano também estaria garantido, não fosse por sua inconsequência e falta de comprometimento com a própria profissão. Se Dunga mantiver a sua bendita "coerência" Adriano está fora, pois o capitão do tetra não tolera indisciplina. Algumas correntes dentro do Flamengo acreditam que Adriano irá à Copa pois com Dunga e dentro da seleção ele não incutiu em qualquer deslize.

Se Adriano realmente não for ao Mundial, alguns nomes são favoritos. O companheiro de ataque do Imperador no Fla, Vágner Love, que já foi titular da seleção de Dunga e já marcou 17 gols na temporada pode surgir como substituto do Imperador. A seu favor dois aspectos: já ter trabalhado com Dunga na seleção e sua característica de poder jogar tanto como homem centralizado ou buscando o jogo vindo de trás.

Mais dois nomes são muito pedidos pelo resto do país, exceto os torcedores do Atlético-MG. Diego Tardelli vem jogando muito bem desde que assinou com o Galo, no início de 2009. Tanto que também já esteve na seleção, convocado por Dunga para enfrentar a Estônia em agosto de 2009, mas não repetiu as excelentes atuações pelo Galo. O outro nome pedido pelo resto do país, claro, é Neymar. O garoto do Santos que vem encantando o país com seu futebol moleque e sua postura brincalhona fora dos gramados. Neymar foi eleito o craque do Paulistão, recém encerrado. Na minha visão é quem mais merece preencher a vaga de Adriano, caso o Imperador não vá.

Na cabeça de Dunga o favorito para assumir a vaga de Adriano seria o nome de Grafite, atacante do Wolfsburg (ALE) e que foi convocado para o lugar de Luís Fabiano para o amistoso contra a Irlanda em março. De fato, Grafite tem as mesmas caracteristicas de Adriano, por jogar centralizado na área, mas nem de longe tem a técnica do Imperador ou dos demais postulantes acima já citados, como Neymar e Tardelli.

Correndo muito por fora estaria o nome de Alexandre Pato, que chegou a ser o talismã de Dunga após surgir no Inter, em 2006. Pato até fez gol em sua estreia pela seleção em 2008, contra a Suécia. Mas desde então não correpondeu às expectativas e foi engolido pelas excelentes atuações de Nilmar (seu concorrente direto à vaga) com a camisa amarela. Pato deverá aguardar a Copa de 2014 pois tem futebol de sobra para chegar lá.

Na minha opinião Dunga ainda não descartou o Imperador e acho que o levará para a Copa mesmo com todo o histórico de indiscilplina de Adriano em 2010. O técnico da seleção não vai abrir mão de um jogador com as características do artilheiro do Fla e com sua experiência internacional. Dizem que o treinador gosta do jogador e eles têm boa relação. Isto pode pesar muito a seu favor. Mas caso Adriano seja preterido eu acho que Dunga irá levar Grafite, justamente pelas características, e aí nós teremos de rezar para que Robinho e Luís Fabiano façam uma excelente Copa e que Grafite jamais entre em campo. Neymar, infelizmente, terá de aguardar a Copa de 2014, uma pena para a Copa e o futebol!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Nem adianta ter esperanças. Neymar e Ganso não vão ao Mundial.
Se Adriano for preterido, a vaga deve ser de Grafite. Outro que corre por fora e você não citou é o Fred do Fluminense. Tardelli tem chances remotas.
Acho que o Dunga deveria levar alguém para a posição do Kaká que vai chegar ao Mundial sem condições ideias.
Eu levaria Ronaldinho. Ganso é craque, mas pode sentir. Ronaldinho já jogou uma Copa e quando quer, é um gênio.
Abraços