sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mediocridade castigada

Duas semanas após comemorar uma derrota (2x1 para o Corinthians) porque ela levou a equipe às quartas-de-final da Libertadores, o Flamengo não pode comemorar a bela vitória sobre a Universidad de Chile também por 2x1, porque acabou eliminado da Libertadores. Como perdeu em pleno Maracanã por 3 a 2, o resultado não foi suficiente para levar o rubro-negro às semifinais da competição.

A julgar apenas pela partida de ontem, pode-se afirmar que a equipe merecia melhor sorte em Santa Laura ontem. Mas se tomarmos por base toda a competição realizada pelo Flamengo, podemos concluir que o time foi até longe demais. Excetuando-se os dois segundos tempos contra o Corinthians (um no Rio e outro em SP) e o jogo de ontem, as outras partidas do Fla foram sofríveis e muito aquém do que este elenco poderia ter apresentado. O campeão brasileiro jamais jogou como tal na Libertadores-2010.

Vale lembrar que o Flamengo por pouco não protagonizou o vexame de ser eliminado ainda na primeira fase em um grupo que se não era uma baba completa, está muito longe de ter sido da morte. Os deuses do futebol ajudaram e o Fla obteve uma classificação que não merecia para as oitavas. Acabou conseguindo se classificar em um confronto local contra o Corinthians, credenciando-se a uma vaga nas quartas de final.

Eu havia dito aqui no Futebol e Samba que acreditava ser o Fla favorito nos confrontos contra La U, apesar de não ter conseguido vencer este adversário na primeira fase. Mas o time carioca fez sua pior partida nesta Libertadores justamente em casa diante dos chilenos. A sonolência da equipe nos primeiros vinte minutos em casa foi decisiva para a eliminação. Tivesse entrado mais atento naquele dia e a vaga hoje estaria na mão.

Se esta eliminação da Libertadores está bem longe de ter sido vexatória, como fora em 2008, ficou a sensação que o Flamengo precisa reaprender a ter poder no âmbito internacional. Antes da estreia na competição, em 24 de fevereiro, eu disse aqui no blog que para superar os traumas recentes o Fla deveria aprender a enfrentar a catimba dos adversarios, ser malandro nos jogos fora de casa e controlar os nervos. Não conseguiu realizar nenhuma das três tarefas, além de ter apresentado um futebol muito ruim.

O mal desempenho em algumas partidas, aliado aos fatores que já citei produziram uma campanha pífia para os padrões do Flamengo. Em 10 jogos foram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. O time marcou 17 gols, mas levou incríveis 15 gols, sendo que sete em casa. Fica muito difícil dizer que uma campanha dessas, muito mais para medíocre que qualquer outra coisa, merecesse uma classificação contra um adversário que até ontem estava invicto na competição. Por isso, apesar de sair de cabeça erguida da Libertadores, o Flamengo em nenhum momento pode reclamar de injustiça!

2 comentários:

Unknown disse...

É a soberba, meu caro...Sempre derrubando o Fla do salto alto.

Maurício Motta... disse...

Muito boa a sua análise. Quase que o Fla foi eleminado na primeira fase em grupo esdrúxulo.
O time da Universidad de Chile não é tão fraco assim, mas o Flamengo tem muito mais tradição, dinheiro e time que os chilenos. Como pode jogar quatro vezes e só vencer uma única vez? E para piorar, a vitória em Santiago não adiantou de nada.
Mais uma vez, o Flamengo foi eliminado da Livbertadores em casa. E a história de que a torcida faz a diferença, como fica? Pelo menos não fez contra Defensor, América do México e Univerdidad de Chile.
Agora tem que focar no Brasileirão, mas será que o Imperador terá cabeça para isso? Ele já pediu para não jogar contra o Grêmio Prudente...
Abraços