quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sob a batuta do "Penta"

O Flamengo entra em campo hoje às 19h30 para enfrentar o Universidad de Chile pelas partida de ida das quartas-de-final da Copa Libertadores. Além da importância natural que o jogo por si só já tem, por ser um confronto internacional, ainda há a questão da "ressaca" da lista de Dunga. No Fla, quatro jogadores viveram a expectativa de estar na Copa, mas apenas dois conseguiram. Fierro vai representar o Chile e Kléberson vai defender as cores do Brasil. Adriano e Maldonado acabaram preteridos.

Se por um lado todos na Gávea estão apreensivos com a reação psicológica de Adriano à exclusão da lista, sobre outro aspecto o volante Kléberson estará na Copa e motivação não faltará a ele em campo hoje para mostrar que sua convocação foi merecida. Após uma má fase no início do ano e a barração do time, o "penta", como é chamado pelos companheiros, voltou a demonstrar seu futebol contra o Corinthians, quando mudou o jogo e ajudou o Flamengo a eliminar o Corinthians.

Inegavelmente Kléberson tem muitas qualidades e é o jogador mais lúcido do atual meio-campo do Fla, ao lado de Petkovic que novamente ficará no banco hoje. A excessiva cautela dos treinadores de hoje em dia impede que o Fla entre em campo hoje com mais criatividade do que proteção em seu meio-campo. O setor deve ser escalado com Rômulo, Maldonado, Williams e Kléberson. Uma escalação excessivamente cautelosa na minha opinião, se tomarmos por base que o Fla joga em casa e precisa fazer um resultado.

Vale ressaltar que o adversário de hoje já enfrentou o Flamengo na primeira fase da Taça Libertadores e não perdeu. Empatou em 2 a 2 no Maracanã e venceu por 2 a 1 lá no Chile, resultados que classificariam os chilenos para as semifinais. Nas partidas contra os chilenos o Fla escalou no meio-campo Toró, Williams, Kléberson e Michael (no Rio) e Williams, Rodrigo Alvim, Kléberson e Vinícius Pacheco (no Chile).

Na minha opinião esse é jogo para colocar dois jogadores de criação no meio, e eles poderiam ser Kléberson e Petkovic, ou até o próprio Michael. Williams (ou Rômulo) e Maldonado poderiam tranquilamente fazer a proteção aos avanços de Juan e Léo Moura. Para se vencer é preciso, às vezes de um pouco mais de ousadia.

Como aconteceu na partida contra o Corinthians, o ideal é vencer sem sofer gols em casa. Assim, em se marcando um gol na casa do adversário, fica muito difícil para o rival conseguir reverter a situação devido ao critério de gols fora de casa. Como eu disse no post sobre os confrontos, acredito que o Flamengo é favorito para este confronto, mas vai precisar deixar fora de campo as listas de convocados para a Copa. Como disse o supervisor Isaías Tinoco, "a Copa do Fla é a Libertadores".

Nenhum comentário: