terça-feira, 22 de junho de 2010

A Copa da Alegria - 12º Dia

África do Sul 2x1 França, Bloemfontein - Free State: Imbuídos novamente de um sentimento nacional de que era possível buscar a improvável classificação, os africanos até que jogaram bem e derrotaram o esfacelado time francês, que sem dúvida foi a maior vergonha da história das Copas. Um vexame que ficará para sempre gravado na memória dos mundiais e de todos os franceses. Em um dado momento da partida, bastava à África marcar mais um gol e torcer para que os uruguaios marcassem o segundo na seleção do México, que os anfitriões conseguiriam a histórica classificação. Não foi possível, mas ao contrário dos franceses, os africanos podem se orgulhar do desempenho de sua seleção. A imagem do treinador francês Reymon Domenech se recusando a cumprimentar Parreira foi o gran finale da vergonhosa participação da França na Copa do Mundo de 2010.

Uruguai 1x0 México, Rustemburgo - Royal Bafokeng: Muitos achavam que uruguaios e mexicanos fariam um jogo de compadres, afinal um empate classificaria os dois para as oitavas. Mas o que se viu em Rustemburgo foram duas equipes buscando o gol para sacramentar de vez a primeira colocação do grupo e fugir da temida Argentina na próxima fase. E coube ao México esta ardilosa tarefa, como ocorrera nas oitavas da Copa de 2006. Com o gol de Luiz Suarez, os uruguaios saíram com a vitória de Rustemburgo e passaram às oitavas de um Mundial, o que não acontecia desde 1990 na Itália. Os uruguaios buscarão a vaga nas quartas contra os coreanos e na minha visão são favoritos.

Argentina 2x0 Grécia, Polokwane - Peter Mokaba: A Argentina cumpriu com o papel que dela se esperava nesta primeira fase, quando caiu em um grupo fraco. Venceu os três jogos com sobras e continua firme seu caminho rumo ao tri-campeonato mundial, onde é uma das grandes favoritas. No jogo de hoje fez um primeiro tempo muito lento e os jogadores pareciam com preguiça. Maradona escalou sete reservas e o craque Messi voltou a fazer uma ótima partida sem, no entanto, conseguir marcar seu segundo gol na história das Copas, o primeiro na África do Sul. A Argentina é grande favorita para o duelo com os mexicanos.

Nigéria 2x2 Coreia do Sul, Durban - Moses Mabhida: O jogo mais emocionante do dia. Os nigerianos sapiram na frente, mas permitiram a virada dos asiáticos que, com este resultado, se garantiriam nas oitavas. Porém, quase que simultaneamente, os argentinos abriam o placar contra os grgos, os nigerianos empatavam a partida. Bastaria, então, que os africanos conseguissem marcar o terceiro para entrarem na zona de classificação par as oitavas. E a pressão foi grande, mas a falta de competência dos atacantes idem. Yakubu Ayegbeni perdeu o gol mais feito deste Mundial e um dos mais fáceis da história das Copas, sem goleiro. Os coreanos agora são os azarões diante do tradicional Uruguai.

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Que isso hein Guilherme!
Disse que Uruguai e México queriam garantir a primeira posição para fugir da "temida" Argentina. Chamou o Messi de craque e ainda disse que os Hermanos são um dos favoritos para a conquista do tricampeonato. Será que foi reflexo do Mc Argentina?
Concordo quando vc diz sobre a campanha da França e Domenech encerrou com chave de ouro na deselegância. Para o povo africano seria até merecida uma classificação, mas os Bafanas não têm futebol para avançarem.
O gol perdido pelo nigeriano, sem dúvida, foi um dos mais feitos da História das Copas.
Cho que Urugaui e Argentina passam de fase, mas a missão dos uruguaios é mais tranquila.
Abraços